MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

[Resolvido]Anti duplicação de dados com critério

Ferracine
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Anti duplicação de dados com critério Empty [Resolvido]Anti duplicação de dados com critério

Mensagem  Ferracine 9/2/2017, 11:09

Bom dia!

Satisfação em participar do Maximo Access!

Tenho uma tabela [VENDA] onde a mesma é relacionada a tabela [ITENS], basicamente uma VENDA pode conter vários ITENS.

Meu problema, gostaria que meu BD não autorizasse a inserir PRODUTOS repetidos nos ITENS por cada VENDA. Abaixo segue um exemplo do código com evento "antes de atualizar" do campo PRODUTO (O campo PRODUTO é uma combobox que mostra os produtos cadastrados).

If (Not IsNull(DLookup("[PRODUTO]", "ITENS", _
    "[PRODUTO] ='" & Me!PRODUTO & "'"))) Then
    MsgBox "Produto já informado nesta venda" & PRODUTO.Text, _
    vbInformation
    Cancel = True
    Me!PRODUTO.Undo
    End If

Esse código funciona, porém, ele faz a leitura de toda a tabela ITENS, teria como apenas verificar os PRODUTOS da minha VENDA atual?

Agradeço desde já.
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP

[Resolvido]Anti duplicação de dados com critério Empty Re: [Resolvido]Anti duplicação de dados com critério

Mensagem  cleverson_manaus 9/2/2017, 11:39

bom dia Ferracine,

vc pode utilizar a integridade referencial da tabela, vc consegue isso criando uma chave primaria composta, com os campos idVenda+IdProduto, acredito que vc tenha esses campos na sua tabela item da venda.

Assim, uma mensagem do sistema avisará que vc está entrando com dados repetidos e bloqueia a inclusão.

Abraços,

.................................................................................
    afro

"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    Ferracine
    Novato
    Novato

[Resolvido]Anti duplicação de dados com critério Empty Re: [Resolvido]Anti duplicação de dados com critério

Mensagem  Ferracine 9/2/2017, 12:04

Obrigado pela atenção Cleverson!

Na verdade teria alguma outra forma?

A integridade referencial do relacionamento entre as tabelas é bacana, mas meu objetivo é deixar o BD mais personalizado, não dependendo de funções prontas do próprio Access.

Não encontrei nada relacionado via VBA, mas se tiver alguma outra sugestão agradeço!

cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP

Mensagem  cleverson_manaus 9/2/2017, 13:11

Bem, crie a chave composta na tabela item venda, com isso vc garante que a verificação no item da sua venda atual.

Altere seu código para que o mesmo faça a verificação nos dois campos da chave composta através do função DLookUp, aproveitei uma dica do Noob, faça as alterações conforme abaixo:

Procure usar um prefixo nos nomes dos teus controles para que se possa identifica numa simples olhadela.

Me.msg = DLookup("Msg", "Obs", "Data = #" & Me.Dia & "# And Pis = & Me.PIS & ")

Data e Dia são palavras reservadas do Access:

Renomeie esses campos: dData;dDia ou como preferir.

Experimente assim:

Me.msg = DLookup("Msg", "tbl_Obs", "dData = " & Me.dDia & " And Pis = " & Me.PIS & ")

Veja que está faltando uma aspa entre Pis = & e Me.PIS

Isso que for campo numérico, senão colocar também as aspas simples:

Me.msg = DLookup("Msg", "tbl_Obs", "dData = " & Me.dDia & " And Pis = '" & Me.PIS & "'")

Abraços,

.................................................................................
    afro

"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    Ferracine
    Novato
    Novato

Mensagem  Ferracine 14/2/2017, 21:26

Muito bom, funcionou legal, fiz apenas algumas modificações para incrementar.

Obrigado!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 21:35