Olá
Sou iniciante em Access/VBA e estou tentando montar meu primeiro programa que controla a entrada e saída de documentos de alunos em uma escola. Quando os alunos vão efetuar suas matriculas entre outras coisas, a entrada de documentos pode ser muito grande e por este motivo, um programa que sistematize e torne pratico o controle destes é necessário, serão dois setores responsáveis pelo cuidado dos documentos, Secretaria Acadêmica(SA) e CEIDOC, respectivamente responsáveis por cadastro de alunos no sistema e recebimento dos documentos, enquanto o CEIDOC fica com o trabalho de arquivo destes nas caixas.
Para maior praticidade, como foi dito antes, os alunos serão cadastrados no banco de dados(nem sempre eles entregam todos os Documentos no mesmo dia) para que não seja necessário o cadastro do mesmo varias vezes e cada documento é separadamente registrado para este aluno(dependendo dos documentos eles não ficam na mesma caixa de arquivo e conhecer a data especifica de entrada é importante). Cada funcionário, independente do setor terá um login(Para definir seu nível de acesso ao sistema, para que este seja direcionado somente aos formulários correspondentes ao seu setor e seja gravado seu nome com relação a quem fez a operação).
A sequência de eventos que imaginei foi:
1) O usuário entra com sua senha.
2)Tela de navegação, o usuário escolhe qual operação irá realizar.
3)Vamos supor que escolheu registrar documento. Será aberto automaticamente um assistente de pesquisa, que verifica se o aluno que está entregando um documento já foi cadastrado, caso sim, os campos de dados do mesmo são preenchidos automaticamente, o funcionário apenas cadastra o documento, caso não, é habilitada a opção de cadastrar um novo aluno e após isso, cadastrar documento para o mesmo.(Existe nesta pagina um formulário onde é possível visualizar todos os documentos registrados anteriormente para o mesmo aluno.)
4)Volta a tela de navegação.
Obs.: Depois que o funcionário da SA cadastra o aluno e o documento, resta o CEIDOC confirmar o recebimento do arquivo, indicando data e a numeração da caixa, um processo bem similar ao registro feito pela SA.
Desculpe o texto muito grande, estou enviando meu programa para que possam me dar sugestões sobre como melhorar e espero poder tirar algumas duvidas que ocorreram enquanto tentava monta-lo, acredito que boa parte dele eu já tenha conseguido fazer, estou tentando ler os materiais indicados pelo fórum para aprender e melhorar mais.
Obrigado!
Sou iniciante em Access/VBA e estou tentando montar meu primeiro programa que controla a entrada e saída de documentos de alunos em uma escola. Quando os alunos vão efetuar suas matriculas entre outras coisas, a entrada de documentos pode ser muito grande e por este motivo, um programa que sistematize e torne pratico o controle destes é necessário, serão dois setores responsáveis pelo cuidado dos documentos, Secretaria Acadêmica(SA) e CEIDOC, respectivamente responsáveis por cadastro de alunos no sistema e recebimento dos documentos, enquanto o CEIDOC fica com o trabalho de arquivo destes nas caixas.
Para maior praticidade, como foi dito antes, os alunos serão cadastrados no banco de dados(nem sempre eles entregam todos os Documentos no mesmo dia) para que não seja necessário o cadastro do mesmo varias vezes e cada documento é separadamente registrado para este aluno(dependendo dos documentos eles não ficam na mesma caixa de arquivo e conhecer a data especifica de entrada é importante). Cada funcionário, independente do setor terá um login(Para definir seu nível de acesso ao sistema, para que este seja direcionado somente aos formulários correspondentes ao seu setor e seja gravado seu nome com relação a quem fez a operação).
A sequência de eventos que imaginei foi:
1) O usuário entra com sua senha.
2)Tela de navegação, o usuário escolhe qual operação irá realizar.
3)Vamos supor que escolheu registrar documento. Será aberto automaticamente um assistente de pesquisa, que verifica se o aluno que está entregando um documento já foi cadastrado, caso sim, os campos de dados do mesmo são preenchidos automaticamente, o funcionário apenas cadastra o documento, caso não, é habilitada a opção de cadastrar um novo aluno e após isso, cadastrar documento para o mesmo.(Existe nesta pagina um formulário onde é possível visualizar todos os documentos registrados anteriormente para o mesmo aluno.)
4)Volta a tela de navegação.
Obs.: Depois que o funcionário da SA cadastra o aluno e o documento, resta o CEIDOC confirmar o recebimento do arquivo, indicando data e a numeração da caixa, um processo bem similar ao registro feito pela SA.
Desculpe o texto muito grande, estou enviando meu programa para que possam me dar sugestões sobre como melhorar e espero poder tirar algumas duvidas que ocorreram enquanto tentava monta-lo, acredito que boa parte dele eu já tenha conseguido fazer, estou tentando ler os materiais indicados pelo fórum para aprender e melhorar mais.
Obrigado!
- Anexos
- Registro_Alunos.zip
- Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
- (309 Kb) Baixado 28 vez(es)