MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Até onde podemos ir com o Access?

Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Até onde podemos ir com o Access? Empty Até onde podemos ir com o Access?

Mensagem  Gilberto Rocha 4/5/2016, 21:35

Até onde podemos ir com o Access?

Reformulando a pergunta, onde pretendo chegar no ramo de desenvolvimento com o Access?

Access é apaixonante, isso é um fato.

Com alguns cliques posso desenvolver uma tabela e inserir dados, então crio formulários, consultas e relatórios, vou pegando o jeito e melhoro
    o design de minhas aplicações e ao ver tudo sendo construido, a evolução, a pratitidade, Access passa a ser um caso de amor.

Em algum determinado momento quem desenvolve irá se perguntar... Como colocar o Access online como no navegador?
    BACANA, no navegador não da, banco de dados na nuvem, não funciona corretamente, mas a solução com banco de dados mysql atende muito bem, embora tenha
    que mudar muitas linhas de código fica sensacional.
    [Tutorial Access Online]:

Mas qual o limite do Access em relação a outras linguagens de programação?

Primeiro que Access não é linguagem, VBA é a linguagem, considero o Access como um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), embora alguns
    não o considerem assim.

Vou ser sincero, da pra fazer "QUASE" tudo em access, mas o problema não é só o que posso ou consigo fazer, mas se meu cliente irá aceitar uma
    aplicação em Access. Ok, o cliente não manda, eu que desenvolvo na linguagem que quero. Hãmmm? Grandes empresas tem politicas de segurança da
    informação que não aceitam que um sistema seja desenvolvido em uma linguagem que não seja WEB.

Bom, onde pretendo chegar? Se questione...
    Pequenos e médios sistemas são perfeitamente desenvolvidos em Access, então se minha pretenção é atender somente minhas necessidades ou manutenção
    no sistema de minha empresa, Access tem o mais curto tempo de desenvolvimento e atende muito bem.

Ai você diz "Conheço bem access mas pretendo melhorar minhas aplicações". Se pergunte. Há necessidade de um banco online? Caso sim, migre para banco de dados mysql, conforme
    tutorial acima.

A alguns dias apresentei uma ferramenta desenvolvida em Access em uma multi-nacional, estava tudo pronto para a apresentação, a ferramenta é exclusiva,
    já é utilizada em outra multi nacional, então inicio da conversa. "Gilberto, preciso dessa ferramenta em navegador, a companhia não aceita access
    em hipótese alguma.

Tentei argumentar, mas não teve jeito, fui convencido a desenvolver em outra linguagem.

Desenvolvo em PHP, COM HTML, Javascript, e Ajax, mas tinha resistência em mudar minha principal linguagem de desenvolvimento, resultado? Estou amando programar em PHP, é muito bom poder desenvolver no navegador tudo aquilo que no Access é muito dinâmico e rápido.

PHP é mais difícil? É, pois não é somente PHP, dependemos de Javascript e Ajax para termos sites dinâmicos e html que é a base de tudo.
    MAS, tenho uma teoria... Se alguém fez algo, qualquer um que se esforçar também pode fazer, basta sair da zona de conforto e ir atraz.
    Temos uma grande base que é o Access que nos faz saber o que queremos, e essa é uma das chaves, o que eu quero e preciso desenvolver?
    Preciso de uma combobox que seja povoada com dados do banco de dados (Isso em PHP), bom já sei o que preciso, como buscar? Em fórums de php, no google etc.

Um cliente solicita um controle simples de orçamento pessoal, vou fazer em PHP porque é minha linguagem atual? NÃO, não faz sentido a meu ver, desenvolvo em Access.

Tive uma idéia mirabolante de um sistema incrível que é provavel que tenha sucesso em alguma grande empresa, vou fazer em Access? NÃO, pois como eu disse,
    para que não exista problemas quanto a segurança da informação, uma linguagem WEB será sempre a opção das empresas.

Trabalho em um grande grupo, que tambem é uma multi nacional, e desenvolvi 3 ferramentas em Access com banco de dados em servidor na rede e foi uma revolução, ou seja
    há espaço para o Access, pois a grande maioria das empresas ainda utilizam excel e sempre há necessidade de consolidar as informações extraidas de outras ferramentas.

Mas como foi dito, tudo depende de onde você pretende chegar, se apenas na necessidade diária, ou voos mais altos alcançando grandes empresas.

Não desista, não tenha medo de mudar e não tenha medo de não mudar, desenvolvimento pode ser um quebra galho como pode ser o principal ganha pão,
    então onde você pretende chegar só depende de onde você quer chegar, qual a meta, qual o alvo, o alvo pode ser onde estou, ou pode ser visto de longe e
    se não pode ser visto não pode ser alcançado.

Perdoem minha ausência no fórum, mas estou migrando meus sistemas para PHP e isso requer tempo.

Deus abençoe a todos os amigos, em especial JPaulo que sempre me ajudou muito, Criquio, Avelino e demais foristas.

Grande abraço.

.................................................................................
    Resolveu? Clique em resolvido!
    Sistema para administração de Igrejas e Ministérios Evangélicos Congrega Fácil Online.
    Seja um representante em sua cidade!
    Código de cliente para testes: congregafacil

SisFAT Cursos Online
    www.congregafacil.com

Analista de BI SR
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Até onde podemos ir com o Access? Empty Re: Até onde podemos ir com o Access?

Mensagem  Dilson 6/5/2016, 14:05

Oi Gilberto,

Me surgiu a vontade de saber relativamente ao desenvolvimento web, se você já chegou na fase de assumir um framework e qual vem usando ?

Um framework nos permite desenvolver sistemas de maneira rápida e normalizada no padrão MVC, no entanto, não é recomendado que alguém que queira migrar para programação web já encare de cara um. É preciso que nos passos iniciais ele desenvolva mesmo proceduralmente.

Hoje sou desenvolvedor PHP e tenho como ferramenta de desenvolvimento o framework CodeIgniter e como sou um péssimo design, a interface eu uso a biblioteca bootstrap fornecida gratuitamente pela equipe do twiter. Esse framerwork me faz desenvolver aplicações web tão rápidas quanto access e nessa analogia de ambientes troco uma ferramenta por outra ao ponto que se o desenvolvimento é desktop uso "Access e VBA" e se o desenvolvimento é web uso "CodeIgniter com bootstrap e mPDF".
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

Mensagem  Gilberto Rocha 7/5/2016, 00:07

Grande Dilson, blz?

Bacana, tambem utilizo bootstrap, mas optei por utilizar apenas o sublime text, justamente para aprender linha a linha tudo o que estou fazendo, da trabalho, mas estou super feliz.

.................................................................................
    Sistema para administração de Igrejas e Ministérios Evangélicos Congrega Fácil Online.

SisFAT Cursos Online
    www.congregafacil.com

Analista de BI SR
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Mensagem  Dilson 7/5/2016, 06:51

Editor optei por usar o Notepad++ também com a mesma predestinação à bater cabeça com a sintaxe.

Então você vive uma fase de muita trabalheira, que é muito importante, pois te deixará capacitado para analisar sql e estruturas de controle.

A partir da hora que disser a si mesmo que consegue desenvolver uma variedade de coisas utilizando as técnicas e os métodos com apenas um editor, então será hora de pensar num framework, porque o framework é como se fosse o access, onde tudo já está preparado. Por exemplo, as queries basta passar os parâmetros no model e no controller e exibir na view, pelas variáveis de campo e session.

Eu te indico a estudar CodeIgniter, foi o que eu achei mais fácil e prático. Você conseguirá montar um sistema básico de quatro à cinco telas com relatórios em PDF em dois dias.

Outra coisa bacana é que uma vez desenvolvido o sistema, você poderá usar qualquer banco MySQL, PostGree, FireBird e outros e mudará a opção de uso em duas linhas no módulo database.

Já relativamente access com php venho mantendo sistemas que se conversam, tanto do access para o php como php para o access e isso venho batalhando para ter um tempo para falar e mostrar exemplos disso. O que posso dizer de prévia é que numa região igual a minha em que o serviço de internet é ruim, a coisa tá caindo no gosto.

Valeu Gilberto, continue a jornada. Abraço!
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

Mensagem  Gilberto Rocha 12/5/2016, 15:40

Valeu pelas dicas Dilson, e sucesso!

SisFAT Cursos Online
    www.congregafacil.com

Analista de BI SR
    anderson_cgms
    anderson_cgms
    Avançado
    Avançado

Mensagem  anderson_cgms 12/5/2016, 16:08

Vocês teriam exemplos código aberto para postar? ou enviar em meu e-mail anderson_cgms@hotmail.com

ficarei grato. estou a uma semana estudando PHP e até agora só fiz algumas tabelas no mysql e juntei com códigos scripts da internet, ão sei como fazer para tudo se tornar um exe e etc.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Mensagem  Dilson 12/5/2016, 19:21

Oi Anderson, não tenho exemplos, somente projetos reais já em operação. Se tiver interesse em aprender o framework pesquisa sobre que vai achar bons materiais e também não quero estender muito nesse tópico expondo algoritmo que não vba.

Percebo que está a dar os primeiros passos no PHP e por isso recomendo esquecer framework por enquanto, e se aprofundar no conceito, variáveis, tipo de dado, funções nativas, sql e estruturas de controle do PHP. Em seguida instalar (acho que já está instalado) um servidor localhost na sua máquina, criar uma base de dados e nela uma tabela simples com dados e em seguida com dois scripts: o primeiro fazer a conexão no banco e o segundo executar uma query da tabela utilizando recomendadamente a extensão PDO do PHP. PDO é mais robusta e possui mais segurança contra sql injection. Use um editor (ide) como Notepad++ ou Sublime Text por exemplo e vá avançando aos poucos e contínuo.

Por ultimo não entendi bem a respeito de "não sei como fazer para tudo se tornar um exe".
    anderson_cgms
    anderson_cgms
    Avançado
    Avançado

Mensagem  anderson_cgms 12/5/2016, 20:32

Boas Dilson,

Obrigado pelas dicas, e quando disse exe "Executável" (que funcione em outra maquina sem a necessidade de instalar por exemplo: (MYSQL; APACHE; e o próprio PHP), mas como você mesmo disse estou a dar os primeiros passos, acho que não, ainda estou a tentar engatinhar Embarassed Very Happy Very Happy
    Vamos deixar esta parte para o futuro e não muito distante e em fórum sobre o assunto.

Agradeço imensamente o retorno.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Mensagem  Dilson 12/5/2016, 21:45

Bom, executável de sistema em php, somente o php-gtk que é uma extensão especifica que cria janelas modais, mas que sinceramente não vale o investimento.

As instalações de MySQL, Apache e PHP só são necessárias se não dispor de recursos para manter uma internet boa, pois ao contratar um plano de hospedagem, já terá tudo isso pronto, um servidor online, e do lado de cá do desenvolvimento pode se valer apenas do editor e do software FileZille que faz upload e download de seus arquivos do seu computador para o servidor de hospedagem e vice versa.

Tenho plano de abrir uma seção no site que mantenho, o accessdoprogramador para falar um pouco, se um dia eu chegar abrir, darei um up.

Abraço!
    anderson_cgms
    anderson_cgms
    Avançado
    Avançado

Mensagem  anderson_cgms 12/5/2016, 22:15

Ouvi falar sobre o php-gtk, e aguardarei e espero que esteja próximo a abertura da seção, já sou observador do blog - accessdoprogramador, ai irei visitar com mais frequência Smile Smile
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Mensagem  Dilson 12/5/2016, 22:26

Ok. Anderson

Olha, vale a pena também, investir em cursos pagos e espere que passarei por MP o endereço do site que realmente me ensinou certo os passos iniciais e depois mais a frente te passarei onde comprar o curso que vai te ensinar a mexer com o framework, todos baseados em videos e o preço achei justo.

Só espere um pouco com paciência porque faz tempo que fiz esse curso e não me lembro o site.

Vamos encerrar o assunto por aqui porque o escopo do tópico está ou já desvirtuou.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 22/11/2024, 03:40