Tenho pesquisado bastante e não consegui uma solução:
Tenho um Banco de dados que gerencia a Educação Especial de um município, ou seja, preciso gerenciar alunos com deficiência e estagiários que os acompanham para que estes funcionários sejam substituídos ou contratados de acordo com a demanda de crianças especiais.
meu banco tem as tabelas
ESCOLAS
TURNOS (matutino, vespertino e noturno)
Alunos
Estagiários
Cada escola tem cada um dos turnos. ex: escola a turno matutino, escola a turno vespertino e escola a turno noturno.
Meu problema está no seguinte: Preciso criar uma consulta onde tenha como resultado a contagem de alunos por turno na escola ex:
escola "a" - matutino: 2 alunos
escola "a" - vespertino: 5 alunos
escola "a" - noturno: 1 aluno
Já consegui criar essa consulta, porém quando o resultado de um turno é zero ele omite esse resultado e isso não pode acontecer, pois posteriormente vou cruzar esse resultado com uma consulta igual de estagiários. Essa outra consulta me dará por turno de cada escola a quantidade de alunos e estagiários. Nessa outra consulta, se é omitida o turno do aluno zerado o estagiário também é omitido, mesmo que tenha valor e isso não pode acontecer, pois corro o risco de ter estagiário em um lugar sem ter aluno algum...
Por favor, preciso resolver esse problema com urgência. Podem me ajudar?
OBS: Nunca fiz curso de Access, tudo o que aprendi foi na base da pesquisa. Não conheço quase nada de SQL ou de VBA.