Item 1:
Bom na sua Caixa de seleção, na propriedade apos atualizar vc coloca esse código: (adapta pros seus campos)
- Código:
Private Sub CbCli_AfterUpdate()
Me.Cliente = Me.CbCli.Column(1)
Me.End_Cli = Me.CbCli.Column(2)
End Sub
CbCli é a minha caixa de seleção, que busca o Código e Nome do cliente.
Cliente É o campo que receberá automaticamente o Nome do Cliente (Me.Cliente)
CbCli É a Caixa de pesquisa , Column(1) É a coluna onde esta o nome dos clientes da minha caixa de seleção (Me.CbCli.Column(1).
End_Cli É o campo onde receberá automaticamente o Endereço do cliente.
Para saber em qual coluna estão os dados na sua caixa de pesquisa, ou ate incluir novos campo, clique na propriedade da Caixa de Seleção, va ate a guia "Dados", no Item "
Origem da Linha" (tem algo parecido com isso "Select ...), La você clica nos três pontinhos e abrir no design da consulta....
Item2: Da pra fazer assim:
Coloque esse codigo no seu Formulario na Propriedade " No Atual"
- Código:
'Ao navegar entre os registros ele mostrar os campos bloqueados caso o Status esteja como "FECHADA"
Private Sub Form_Current()
If Me.Status = "Fechada" Then
Me.Cod.Enabled = False
Me.Status.Enabled = False
Else
Me.Cod.Enabled = True
Me.Status.Enabled = True
End If
End Sub
Satatus É um campo em que eu seleciono tres Opçoes ABERTA, FECHADA e EM PROCESSAMENTO.
Cod e Status São os campos que serão Desabilitados se o valor do campo " Status" for = Fechada. Se nao for eles continuam Habilitados.
Pra atualizar automaticamente quando você Mudar o STATUS, coloque o mesmo Codigo na propriedade do campo "Status" na guia "Apos atualizar":
- Código:
''Para Bloquear todos os campos automaticamente ao mudar para Fechada
Private Sub Status_AfterUpdate()
If Me.Status = "FeChada" Then
Me.Cod.Enabled = False
Me.Status.Enabled = False
Else
Me.Cod.Enabled = True
Me.Status.Enabled = True
End If
End Sub
Alem disso ha a necessidade de vc criar um botao 'Alterar" caso digamos que vc precise mudar algo em uma Ordem ja Fechada.
Crie o Botao e coloque o codigo a baixo no Evendo ao Clicar:
- Código:
'Liberar os campos Cod e Status para que sejam alterados
Private Sub BtAlterar_Click()
Me.Cod.Enabled = True
Me.Status.Enabled = True
End Sub
BtAlterar è o nome do meu Botão que liberar a edição dos dados no campo Cod e Status que foi bloqueado nas instruções a cima.
Pronto.
So lembrando que nesse Exemplo eu Bloqueei apenas dois campos, dessa forma ha a necessidade de vc incluir todos os campos que desejar bloquear.
Provavelmente ha outras formas...