Olá. Sou novo por aqui e posuo pouca experiência com access. Mas estou criando um livro caixa onde possue um formulário com um sub formulário que me da os dados da minha tabela filtrado por data. Preciso fazer a soma das entras e das saídas daquela data apenas dentro do sub formulário,mas estou com dificuldades de fazer a soma. Tentei usar o dsoma com o domínio o sub formulário (ex. =Dsoma("valor";"FLivroCaixa";"[tipo]='entrada'"), mais ou menos isso... Rsrs), mas deu errado. O campo em questão (valor), que quero somar, consta TDs os valores (entradas e saídas) do subformulario, e existe outro campo (tipo) que classifica os valores como saída e entrada. Posso usar o dsoma? Quais criterios devo usar? Ou como posso fazer no VBA?
3 participantes
Somar um campo de um subformulario
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
Somar um campo de um subformulario
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: Somar um campo de um subformulario
Bom dia...e seja bem vindo ao fórum.
Complicado sem ver a base de dados, mas vai uma dica para aprendizagem:
Em uma caixa de texto desacoplada no rodapé do teu formulário coloque:
=Soma(SeImed([tipo]=true;([entrada]);0))
soma se tipo for entrada, faz a soma.
Mas como eu disse, sem ver a base de dados....fica complicado.
Bons estudos.
Complicado sem ver a base de dados, mas vai uma dica para aprendizagem:
Em uma caixa de texto desacoplada no rodapé do teu formulário coloque:
=Soma(SeImed([tipo]=true;([entrada]);0))
soma se tipo for entrada, faz a soma.
Mas como eu disse, sem ver a base de dados....fica complicado.
Bons estudos.
.................................................................................
Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos
"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº3
Obrigado Silvio pela ajuda. Mas eu preciso somar os valores do campo [Valor] se for igual a "Entrada" no campo [Tipo]. Na formula que vc me passou possui esse critério mas não soma os valores do campo [Valor].
Consegui fazer a soma desse campo do jeito que eu preciso usando uma caixa não acoplada no final do formulário com o Dsoma (=DSoma("Valor";"LivroCaixa";"[Tipo Movimentação]='Entrada'"), mas como eu disse com o Dsoma ele soma o campo [Valor] na TABELA [LivroCaixa] e preciso que ele some todos os [Valor] que são "Entrada" que aparece para mim naquele período específico.
Abaixo segue o link com algumas capturas de tela:
Capitura Acces
Mas obrigado pela ajuda até agora e pela apidez na reposta.
Renan Galvão
Consegui fazer a soma desse campo do jeito que eu preciso usando uma caixa não acoplada no final do formulário com o Dsoma (=DSoma("Valor";"LivroCaixa";"[Tipo Movimentação]='Entrada'"), mas como eu disse com o Dsoma ele soma o campo [Valor] na TABELA [LivroCaixa] e preciso que ele some todos os [Valor] que são "Entrada" que aparece para mim naquele período específico.
Abaixo segue o link com algumas capturas de tela:
Capitura Acces
Mas obrigado pela ajuda até agora e pela apidez na reposta.
Renan Galvão
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
Experimente isso..
=Soma(SeImed([tipo]=entrada;([valor]);0))
=Soma(SeImed([tipo]=entrada;([valor]);0))
.................................................................................
"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº5
Obrigado pelo apoio, mas ainda continua dando erro. Não sei como resolver isso
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº6
Posta o teu projeto em : http://ge.tt/
Cole o link aqui para analisarmos.
Cole o link aqui para analisarmos.
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº7
link do projeto
Segue o link com o projeto. Obrigado
Att
Segue o link com o projeto. Obrigado
Att
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº8
Veja se é isso..
clicando aqui.
Obs.: Não usar acentos e também espaços nas palavras quando se estrutura tabelas.
Falta relacionamento entre as duas tabelas.
clicando aqui.
Obs.: Não usar acentos e também espaços nas palavras quando se estrutura tabelas.
Falta relacionamento entre as duas tabelas.
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº9
Obrigado pela dica Silvio. Acho que você não entendeu o que estou querendo fazer.
o que eu quero é que quando eu digitar uma data naquele campo não acoplado os outros campos não acoplados que criei para total de entrada e total de saída me mostrem apenas os valores daquela data selecionada, uma fez que o sub formulário já me dá os registros daquela data apenas.
meu Skype é renan_galvao se você puder conversar comigo qualquer hora dessa.
Mais uma vez obrigado pela atenção
o que eu quero é que quando eu digitar uma data naquele campo não acoplado os outros campos não acoplados que criei para total de entrada e total de saída me mostrem apenas os valores daquela data selecionada, uma fez que o sub formulário já me dá os registros daquela data apenas.
meu Skype é renan_galvao se você puder conversar comigo qualquer hora dessa.
Mais uma vez obrigado pela atenção
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº10
Bom dia....
Para que isso aconteça teremos que mexer em toda a estrutura das tabelas envolvidas, fazendo as devidas correções !
De uma olhada nesse link !
São 10 aulas salvo engano meu, assista que vai te ajudar em muito na elaboração e criação do teu sistema.
Abraços.
Para que isso aconteça teremos que mexer em toda a estrutura das tabelas envolvidas, fazendo as devidas correções !
De uma olhada nesse link !
São 10 aulas salvo engano meu, assista que vai te ajudar em muito na elaboração e criação do teu sistema.
Abraços.
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº11
.
Última edição por Silvio em 26/10/2015, 16:13, editado 1 vez(es)
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº12
Veja essa versão....
Clique aqui.
Creio e penso que é essa que está precisando para ti.
Abraços e bons estudos.
Silvio
Clique aqui.
Creio e penso que é essa que está precisando para ti.
Abraços e bons estudos.
Silvio
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº13
Oi, obrigado pelas dicas Silvio. Já tinha visto as aulas desse professor, foi nela que me inspirei para construir a tabela, mas o formulário que ele apresenta nas suas aulas não serve para o que eu preciso. Preciso que ao invés de aparecer o saídas e entras totais, me aparecesse apenas da data que eu selecionar. Vou te mandar um exemplo de uma aula que adquiri em access para vc dar uma olhada. OBs. O arquivo chama-se "livro caixa - vídeos".
Clique aqui
Meu livro caixa poderia ficar igual ao do exemplo que lhe mandei, mas o grande problema desse modelo é que quando eu lanço um movimento como entrada a saída sempre fica com valor 0, e vice-versa, dessa forma quando faço um relatório sempre as mesmas movimentações aparecem em saídas e em entradas uma com o valor real e outra com o valor 0.
Clique aqui
Meu livro caixa poderia ficar igual ao do exemplo que lhe mandei, mas o grande problema desse modelo é que quando eu lanço um movimento como entrada a saída sempre fica com valor 0, e vice-versa, dessa forma quando faço um relatório sempre as mesmas movimentações aparecem em saídas e em entradas uma com o valor real e outra com o valor 0.
Silvio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº14
Veja esse link com um arquivo de exemplo com a possibilidade de ver os totais de entrada e saídas por dia.
clique aqui.
Abraços
clique aqui.
Abraços
Nogaro513- Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº15
boa tarde amigo renan com a permissão do amigo Silvio, fis uma alteração Renan vê se é isso que quer abraço Nogaro !
https://www.dropbox.com/s/90is1mocir6se9t/NogaroLivro_CaixaAlterado_.accdb?dl=0
https://www.dropbox.com/s/90is1mocir6se9t/NogaroLivro_CaixaAlterado_.accdb?dl=0
renangalvao- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº16
Muito obrigado NOGARO513! Você chegou bem perto do que eu quero para o formulário, só faltou que aqueles campos não associados que mostram as entradas, saídas e saldo atual, ao invés de mostrar os totais do que tenho agora em caixa quero que os campos me mostrem os valores referentes a data que está no campo datamov. Me fiz entender?
Mais uma vez obrigado pela a ajuda! Felicidades...
Mais uma vez obrigado pela a ajuda! Felicidades...
» [Resolvido]Somar campo de linhas de um subformulário
» [Resolvido]Somar campo no subformulário aparece #Erro.
» Substituir o valor de um campo de um subformulário a partir de um campo calculado no formulário para todos os registro do subformulário
» [Resolvido]Preencher todos os campos de um subformulário com um um campo de outro subformulário.
» [Resolvido]Somar campos em subformulario
» [Resolvido]Somar campo no subformulário aparece #Erro.
» Substituir o valor de um campo de um subformulário a partir de um campo calculado no formulário para todos os registro do subformulário
» [Resolvido]Preencher todos os campos de um subformulário com um um campo de outro subformulário.
» [Resolvido]Somar campos em subformulario