Gostaria da ajuda de quem entende de expressões ou mesmo do próprio JPaulo, para me orientar se a alteração no critério está correta.
Sobre o tópico:http://maximoaccess.forumeiros.com/t168-resolvidoalerta-de-aniversariante?highlight=aniversariante e o exemplo de alerta de aniversariante NA SEMANA (Aniversariantes IV)
No tópico o JPaulo diz que o seguinte critério mostra os aniversariantes de segunda a sexta:
Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+5
Testando, percebi que a consulta com esse critério retorna apenas aniversariantes de segunda a quinta, ou seja, 4 dias da semana e não 5.
Para exibir de segunda a sexta fiz a seguinte alteração no critério:
Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+6
Alterei o +5 para +6, e agora sim exibe de segunda a sexta.
Só estou em dúvida porque não sei se eu que estou cometendo alguma falha ou se realmente o critério do JPaulo está errado.
Outra coisa, a consulta não remove da lista os aniversários que já passaram. E para isto eu defini a primeira data para o dia atual:
Entre Data()-1 E Data()-DiaSem(Data();0)+6
Se colocar apenas "Data()" a consulta ignora o dia atual, então coloquei na frente -1 para incluir o dia atual.
Com este critério a consulta me devolve os aniversariantes do dia atual até sexta-feira. Dessa forma, caso seja sexta, exibirá apenas os aniversariantes do dia.
Está correto estas alterações?
Sobre o tópico:http://maximoaccess.forumeiros.com/t168-resolvidoalerta-de-aniversariante?highlight=aniversariante e o exemplo de alerta de aniversariante NA SEMANA (Aniversariantes IV)
No tópico o JPaulo diz que o seguinte critério mostra os aniversariantes de segunda a sexta:
Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+5
Testando, percebi que a consulta com esse critério retorna apenas aniversariantes de segunda a quinta, ou seja, 4 dias da semana e não 5.
Para exibir de segunda a sexta fiz a seguinte alteração no critério:
Between Date()-Weekday(Date())+1 And Date()-Weekday(Date();0)+6
Alterei o +5 para +6, e agora sim exibe de segunda a sexta.
Só estou em dúvida porque não sei se eu que estou cometendo alguma falha ou se realmente o critério do JPaulo está errado.
Outra coisa, a consulta não remove da lista os aniversários que já passaram. E para isto eu defini a primeira data para o dia atual:
Entre Data()-1 E Data()-DiaSem(Data();0)+6
Se colocar apenas "Data()" a consulta ignora o dia atual, então coloquei na frente -1 para incluir o dia atual.
Com este critério a consulta me devolve os aniversariantes do dia atual até sexta-feira. Dessa forma, caso seja sexta, exibirá apenas os aniversariantes do dia.
Está correto estas alterações?
- Anexos
- Aniversariantes_IV_MOD_CRIT.zip
- Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
- (35 Kb) Baixado 48 vez(es)
Última edição por Marcos Minoru em 21/9/2014, 12:32, editado 1 vez(es)