Ola pessoal, Vejam se alguem pode me dar uma força, tenho um formulario denominado "estoque", dentro dele, possuo um subformulario denominado "pedido" e dentro deste, outro, de nome produtos dos pedidos, a idéia é simples, o formulario estoque não possui vinculo com os outros, eles só estão dentro dele para que todos apareçam em uma mesma tela, ja os outros dois são relacionados, é um relacionamento basico, um cliente para varios produtos, até ai funciona tudo perfeitamente, porem, pela minha logistica de pedidos, eu primeiro acrescento todos os produtos para depois acrescentar o cliente, e ai que esta o problema; colocando um cliente ele cria a chave primaria automaticamente e depois colocando os produtos ele copia essa chave para os produtos para se relacionarem; como eu preciso fazer o inverso, quando coloco os produtos ele não cria o vinculo, pois não há ainda o numero da chave do campo pai, ai quando acrescento o cliente ele deleta todos os registros anteriores de "produtos" e relaciona somente o utimo com o numero da chave. Há alguma maneira de colocar todos os produtos e depois colocar o cliente sem perder os dados e mantendo o relacionamento?? desde ja agradeço
2 participantes
[Resolvido]INSERIR DADOS PRIMEIRO NO SUBFORMULARIO
convexx- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
[Resolvido]INSERIR DADOS PRIMEIRO NO SUBFORMULARIO
Dilson- Developer
- Respeito às regras :
Olá seja bem vindo ao fórum MaximoAccess !
Uma maneira seria se cada seção de inserção de produtos tivesse um número referencial, que daí na hora de incluir o cliente bastaria informar o n° referencial para popular por código a chave primária do cliente em todos os registros.
Para melhor entendimento, vamos exemplificar:
Você abre um pedido e certamente o n° do pedido será propagado em todos os itens de produto. Justamente esse n° do pedido poderia ser usado para propagar a chave primária do cliente no produtos correspondentes ao pedido.
Analise.
Aguardamos.
Uma maneira seria se cada seção de inserção de produtos tivesse um número referencial, que daí na hora de incluir o cliente bastaria informar o n° referencial para popular por código a chave primária do cliente em todos os registros.
Para melhor entendimento, vamos exemplificar:
Você abre um pedido e certamente o n° do pedido será propagado em todos os itens de produto. Justamente esse n° do pedido poderia ser usado para propagar a chave primária do cliente no produtos correspondentes ao pedido.
Analise.
Aguardamos.
convexx- Intermediário
- Respeito às regras :
obrigado dilson, a lógica da resposta eu entendi, porem, como inserir esse numero referencial? de onde eu poderia puxa-lo, visto q ele seria o elo entre um formulario e outro, portanto não poderia se repetir, como faze-lo seguir uma sequencia visto que a cada produto inserido ele teria de ser o mesmo e acima dos ultimos pedidos ja realizados. obrigado
Dilson- Developer
- Respeito às regras :
Em projetos que envolva cliente e produto, recomendado haver um elo de ligação que é o n° de pedido.
Na lógica falamos assim:
"Tenho Clientes que possuem pedidos e cada pedido possui vários produtos."
Você está seguindo esse escopo ?
Se estiver, você precisará vincular o cliente somente na tabela pedido, porque na tabela Itens com certeza já estará laçada pelo pedido.
Se não estiver, é porque está vinculando o item diretamente ao cliente. Isso também tem jeito de fazer por vba.
Se desejar, coloque uma amostra da sua base sem dados, somente a estrutura ou com dados fictícios.
Na lógica falamos assim:
"Tenho Clientes que possuem pedidos e cada pedido possui vários produtos."
Cliente
=>Pedidos
=>Itens do pedido (produtos)
Você está seguindo esse escopo ?
Se estiver, você precisará vincular o cliente somente na tabela pedido, porque na tabela Itens com certeza já estará laçada pelo pedido.
Se não estiver, é porque está vinculando o item diretamente ao cliente. Isso também tem jeito de fazer por vba.
Se desejar, coloque uma amostra da sua base sem dados, somente a estrutura ou com dados fictícios.
convexx- Intermediário
- Respeito às regras :
Obrigado dilson, segui sua sugestão de fazer em tres niveis e agora vai dar certo, estava fazendo apenas com cliente e produto, agora se acrescentar um nivel a mais de pedidos da certo, obrigado
» [Resolvido]Inserir dados no subformulario
» [Resolvido]Boas práticas ao inserir dados em subformulário
» [Resolvido]Inserir dados de tabela em subformulário
» [Resolvido]Inserir dados em Subformulário a partir de uma caixa de listagem
» [Resolvido]Não Consigo Inserir dados ao SubFormulário em outro formulário dinstinto.
» [Resolvido]Boas práticas ao inserir dados em subformulário
» [Resolvido]Inserir dados de tabela em subformulário
» [Resolvido]Inserir dados em Subformulário a partir de uma caixa de listagem
» [Resolvido]Não Consigo Inserir dados ao SubFormulário em outro formulário dinstinto.