Pois é amigão, a única coisa que encontrei pesquisando na net foi isto:
Se quando foi feito o banco de dados não foi ocultado as tabelas, consultas, formularios, macros, relatórios e módulos pode-se extrair tudo para outro banco de dados fazendo importação desse MDE. Experimente também aqui
mas se tiver oculto algum só ira ver e não conseguira importar, mas tem um aplicativo que abre mde e importa tudo mesmo oculto
isto esta na Internet neste Site
http://www26.brinkster.com/accessjr/defaul...rgunta_Id%3D289
É possível converter um arquivo MDE novamente em MDB?
Problema
Relembrando: Um arquivo MDE é um banco de dados no qual todos os módulos Visual Basic são armazenados num estado compilado. Uma vez que o código fonte foi removido, não é mais possível editar a estrutura de formulários, relatórios e módulos em um arquivo MDE.
Agora vamos supor que você perdeu o arquivo MDB original usado para criar um arquivo MDE. Segundo a documentação da Microsoft, você estaria em sérios apuros se quisesse atualizar o sistema no futuro ou convertê-lo para novas versões do Access, não é mesmo?!
Bem, isso já não é mais verdade, pelo menos em parte, devido ao talento inventivo de alguns desenvolvedores que criaram suplementos (add-in) para copiar formulários, relatórios e macros do arquivo MDE para um arquivo MDB. Mesmo sabendo que é impossível recuperar o código fonte por trás de formulários, relatórios e demais módulos, tais suplementos têm o mérito de ajudar aqueles que perderam o mdb original e, assim, evitar a perda total de meses de trabalho árduo.
Por que não é possível recuperar o código fonte de um MDE?
Aparentemente, ninguém foi capaz ainda de fazer a engenharia reversa do código compilado contido no arquivo MDE. A dificuldade para isso é explicada por Peter Walker no excelente artigo Access MDE Files ... and why you can''t decode PCode.
Todavia, sabendo-se que agora é possível importar quase todos os objetos de um MDE, um desenvolvedor experiente poderia recriar algum código pela simples observação e dedução do que ocorre no aplicativo original (MDE).
Suplementos disponíveis na Internet
Pesquisando na Internet, descobri os seguintes suplementos para Access 97/2000:
MDE to MDB Converter (Access 2000/97) - criado pelo desenvolvedor polonês Krzysztof Naworyta, este suplemento consegue copiar a estrutura dos formulários, via Automação, de um arquivo MDE para um arquivo MDB. O suplemento é grátis e está disponível para download no site http://www.access.vis.pl/war223.htm. Embora esteja em polonês, o texto poderá ser lido com a ajuda de um Web Translator como o InterTran, ou de um programa como o Dictionary 2000 5.11.
Assista também a um tutorial em Flash, que ensina como usar o suplemento.
MDE forms/reports extractor v2.1 (Access 2000) - criado pelo desenvolvedor russo Serge Gavrilov, este suplemento utiliza a mesma linha de raciocínio do suplemento supracitado, porém permite importar todos os formulários, relatórios e macros do arquivo mde. Faça o download no site http://accesstools.narod.ru/ (site em inglês).
SaveAs/LoadFrom Text File v1.0 (Access 2000/97) - do mesmo Serge Gavrilov, este add-in permite exportar (salvar como) as consultas, formulários, relatórios, macros e módulos de um banco de dados (mdb) como arquivos texto ou importar esses mesmos arquivos para outro arquivo mdb. No caso de um mde, é possível exportar as macros para arquivos txt e depois importá-los para o novo mdb.
O add-in "MDE to MDB Converter" possui uma versão com o código fonte liberado (arquivo mde2mdb97.mda), permitindo que você estude como ele funciona e, assim, aprenda técnicas avançadas de programação em VBA:
mde2mdb97s.zip (Access 97)
Passos para importar os objetos de um arquivo MDE
Elaborei os seguintes passos para importar todos os objetos de um arquivo MDE, exceto os módulos e códigos por trás de formulários e relatórios:
Crie um novo banco de dados (arquivo mdb);
Clique no menu Arquivo - Obter dados externos - Importar do próprio Access para importar as Tabelas, Consultas e Relacionamentos; e
Utilize o suplemento "MDE forms/reports extractor v2.1", de Serge Gavrilov para importar todos os formulários, relatórios e macros de uma só vez. Se quiser, faça uma experiência com o "MDE to MDB Converter" a título de comparação.
Uma alternativa para importar apenas as macros: clique com o botão direito do mouse sobre cada macro do mde, e escolha a opção "Exportar". Na caixa de diálogo "Salvar como", escolha o mdb de destino. Se o mde possuir muitas macros, utilize o suplemento "SaveAs/LoadFrom Text File v1.0", para exportar (salvar como) as macros do arquivo MDE para arquivos texto. Depois, use o mesmo suplemento para importar estes arquivos textos para o arquivo mdb.
Mais informações
Desde o lançamento do add-in "MDE to MDB Converter" em Dez/2002, alguns desenvolvedores vêm colaborando com o Krzysztof, procurando melhorar o aplicativo original e/ou elaborando versões para o Access 97. Uma dessas pessoas é o nosso amigo Jacson Gonçalves de Medeiros, que conseguiu "debugar" o aplicativo original, otimizando o código para permitir a conversão de vários formulários numa única passada, pois ele precisava converter 512 formulários. Se usasse o código original, demoraria muito para recriar os formulários um a um.
Após conhecer o trabalho do Jacson, o criador do add-in, Krzysztof, disponibilizou uma nova versão multilíngüe do aplicativo, contendo os textos em português, traduzidos pelo nosso amigo brasileiro! Além disso, o Jacson conseguiu a anuência de Krzysztof para que pudéssemos publicar o suplemento turbinado (versão MDE) aqui:
mde2mdbNovo.zip (Access 97 e 2000)
Eu tomei conhecimento do excelente trabalho realizado inicialmente pelo Jacson, que criou alguns formulários a mais e otimizou a listbox para aceitar a seleção múltipla de formulários. Porém, na versão aqui disponível, Krzysztof incorporou algumas das mudanças propostas pelo Jacson no seu formulário "knfrmStart". Basicamente, graças ao trabalho implementado pelo Jacson, o add-in agora contém a bandeira do nosso querido Brasil no formulário principal.
Segundo Jacson, a próxima versão desse add-in deverá otimizar ainda mais o código e possibilitar a recuperação de relatórios também. Portanto, visite regularmente o site para saber dessas novidades
Obs.: Se o mde a ser convertido estiver protegido pela segurança em nível de usuário (tem um arquivo mdw associado), será preciso abri-lo antes de executar o add-in.