Bom, tentarei explicar o mais direto e explicativo possível.
No form CadastroServicoEmpresa tem (itens principais)
- Campo pra selecionar Empresa Já cadastrados;
- campo pra digitar valor;
- Campo pra selecionar Serviços já cadastrados;
- Categoria já cadastrados (essa categoria TEM QUE TER HAVER com os Serviços).
Nesse caso acima citado, eu não fiz nenhum relacionamento entre elas... não sei se precisa...
No form Menu tem:
- um campo que tem uma listagem de Empresas (esse campo ta vinculado com outra tabela, ai quando eu clico nesse campo abre uma seleção de empresa (nome de empresa, somente) cadastradas).
- E tem um botão de imprimir, e ao clicar abre o relatório de acordo com oque selecionei no campo.
Até ai funcionando.
No relatório tem (itens principais):
Cabeçalho
- Campo Empresa (que é a mesma empresa que selecionei no form Menu);
- Alguns rótulos
Campo Detalhes
- Campo Serviço (lembrando que esse campo é um campo selecionável e não digitável, nem sei se era necessário falar isso xD... mas enfim );
- Campo Categoria ( '' '' '');
- Valor;
Explicando o funcionamento do programa:
- Eu vou no form CadastroServicoEmpresa e cadastro vários serviços pra mesma empresa (pode ser varias vezes, vou lá cadastro um serviço, fecho, abro de novo, clico em novo registro e cadastro outros serviços pra mesma empresa) OU posso cadastrar serviços em outras empresas já cadastradas em outro novo registro (que nesse caso não vem ao caso);
- Feito isso -
- Vou no form Menu, seleciono a empresa e clico em abrir o relatório com os devidos campos já citado.
O que eu to querendo fazer
OPÇÃO 1 (dificil):
Ao selecionar a empresa e clicar em abrir o relatório queria fazer o seguinte: lembra que falei que pra cada serviço tem uma categoria (podendo ter serviços pra mesma categoria)? Então, queria botar essa categoria como se fosse um titulo e os serviços embaixo, e os valores desses serviços serem somados POR serviços e não o total de tudo. Por exemplo: Fiz um cadastro do serviço 1 na empresa 1, salvei, fechei o form, abri, cliquei em novo e fiz outro cadastro do serviço 1 na empresa 1. Quero a soma desse serviço 1. Somente o serviço 1. (vai ter outros serviços, então vai ter as somas dos seus respectivos serviços). POREM não vai ter só uma categoria, uma empresa pode ter varias categorias... Essa é a opção dificil rs.
OPÇÃO 2 (facil, eu acho rs):
Deleta o campo categoria, não vai ter mais categoria... esquece categoria.
Porem, ao abrir o relatório vai ter os serviços das empresas (lembrando que os serviços podem se repetir na mesma empresa de acordo com que crio novo registro, uma empresa pode ter 2 serviços iguais) e o valor.
Oque pretendo com isso:
- Não queria que tivesse serviços repetidos no relatório. Alem de não ter os serviços repetidos eu queria o valor SOMADO entre eles.
Oque já tentei:
no campo valor... eu coloquei =soma([valor]) ... e mesmo assim deu ruim, fazendo isso ao selecionar a empresa no form Menu e clicar em abrir relatorio abre uma caixa de dialogo escrito "Valor"
só isso que fiz rs... não sei como tirar esses serviços repetidos do relatório :/
Deixarei o programa aqui pra analise
O form principal é o form menu.
Quaisquer duvida pergunte e estarei tentando explicar a duvida da melhor forma possível, valeu
OBS: Fiz upload da nova BD, BD anterior apresentava alguns erros
OBS 2: Noa tem mais o campo categoria, não precisa mais ter... acho que é um pouco complicado, sendo assim... esquece rs.
- Anexos
- BANCO DE DADOS.zip
- Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
- (636 Kb) Baixado 66 vez(es)
Última edição por GABRIELRAFAEL em 1/6/2014, 03:39, editado 3 vez(es)