MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

4 participantes

[Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente

prepfisico
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente Empty [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente

Mensagem  prepfisico 7/5/2014, 21:01

Olá pessoal! Desculpem-me se estou repetindo uma pergunta mas já revirei o fórum e a net atrás de uma solução e não encontrei.

Eu não sou programador e o conhecimento que adquiri foi sozinho e buscando informações em fóruns como este. Eu criei um bd em Access 2010 para controle e organização do meu dia dia de trabalho com jogadores de futebol. O bd está funcionando muito bem e venho aprimorando desde a primeira versão iniciada em 2009.

Hoje, estou tentando implementar uma nova funcionalidade que me ajudaria muito, principalmente quando começo um trabalho em um novo clube.
    Gostaria de enfatizar que eu uso um banco de dados novo e exclusivo para cada clube em que estou trabalhando.

No meu bd eu tenho um formulário chamado 'formCadastroJogadores' que possui campos para digitação do nome, apelido, data de nasc., etc..., além de possuir um campo do tipo 'Anexo' em que eu adiciono a foto do jogador em formato .jpg. Todos estes dados são salvos na tabela 'tabCadastroJogadores'. Esta tabela tem chave primária do tipo 'numeração automática'.

Eu tenho um outro formulário chamado 'formAvaliacao' em que entro dados de avaliações físicas periódicas realizadas com o grupo de jogadores e cujos dados são salvos na tabela  'tabAvaliacao'. Este form possui vários campos que entro novos dados, além de uma caixa de combinação que puxa os Apelidos dos jogadores da 'tabCadastroJogadores' e preenche automaticamente caixas de texto com nome completo, posição e data de nascimento. Note que este os campos com preenchimento automático não tem fonte de controle, ou seja, os dados não são salvos na 'tabAvaliacao' já que pertencem a tabela 'tabCadastroJogadores'.

Vamos ao meu problema:
    Eu gostaria de saber se é possível 'exibir' a foto do jogador ao selecionar o 'apelido' na caixa de combinação do form 'formAvaliacao' que está na tabela 'tabCadastroJogadores' como 'Anexo'. Seria uma funcionalidade semelhante ao preenchimento das caixas de texto com o nome completo, data nascimento e posição já implementadas, só que preciso buscar o anexo na tabela 'tabCadastroJogadores' referente ao jogador em questão.

Eu pesquisei muita coisa e realmente não encontrei uma solução para isto. Antes que me digam que guardar imagens vai tornar o bd pesado, etc, etc, etc... Eu sei disso, mas no meu caso isto não tem relevância nenhuma pois o meu bd eu entro no máximo umas 40 fotos de 110kb cada, o que não chega a 5Mb de uso. Eu não gosto da solução de mostrar o caminho já que eu transporte o bd em pen drive e muita vezes compartilho com outros membros de trabalho. Ou seja, preciso das fotos salvas no banco de dados.

Esta funcionalidade é muito importante para mim pois facilita a memorização dos jogadores, principalmente nos primeiros dias de trabalho, que faço uma série de avaliações físicas, pesagens diárias e que são cadastradas neste form 'formAvaliacao'.

Espero eu tenha sido claro nas minhas colocações.

Agradeço muito se puderem me ajudar.

Muito obrigado.
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP

[Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente Empty Re: [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente

Mensagem  Cláudio Machado 7/5/2014, 21:54

Bem como você mesmo já havia citado que não gosta de sistemas assim e assado, mas infelizmente eu não havia lido o restante do seu post e acabei bolando algo que peguei do meu amigo Viera.

Por isso vou postar, mesmo que você não utilize mas será de grande valia para estudo.

Saudações.
    Anexos
    [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente AttachmentCadastro Jogadores.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (95 Kb) Baixado 213 vez(es)

.................................................................................
    " Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    prepfisico
    Novato
    Novato

[Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente Empty Re: [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente

Mensagem  prepfisico 7/5/2014, 22:49

Cláudio, muito obrigado por tentar me ajudar. Vou baixar seu exemplo... Na verdade a questão não é nem gostar, mas para mim a funcionalidade tem que ser desta forma por questão de portabilidade e facilidade. Eu conheço a solução de se apontar o caminho no HD para linkar as fotos. Eu entendo que para soluções empresariais, etc, adicionar fotos vai tornar o bd muito pesado e com o tempo vai entrar em crash.

Eu somente preciso visualizar a foto do jogador no meu form 'formAvaliacao'.

Agradeço mais uma vez pela sua disposição em me ajudar.

Última edição por prepfisico em 7/5/2014, 23:03, editado 1 vez(es)
    prepfisico
    Novato
    Novato

Mensagem  prepfisico 7/5/2014, 22:57

Cláudio, está dando um erro de compilação no bd que vc me enviou. A mensagem de erro diz para atualizar as instruções Declare, e em seguida, marca-las com o atributo PtrSafe. Eu uso Windows 7 x64. Não sei o que significa isso pois conheço bem pouco de programação VBA.
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Mensagem  Avelino Sampaio 8/5/2014, 09:32

Olá!

Se criar uma relacionamento de UM (tabela jogadores) para MUITOS (tabela avaliações) não precisará copiar nadinha da tabela Jogadores.  Poderá então no formulário de avaliações exibir a foto e os dados pessoais sem contudo precisar replicar dados.  

Aguardamos

.................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    prepfisico
    Novato
    Novato

Mensagem  prepfisico 8/5/2014, 17:09

Avelino, muito obrigado pela dica. Mas eu já tenho este relacionamento, só que não consigo exibir a foto. Talvez porque esteja usando o objeto errado, ou associando errado ou programando errado.

Segue a tela do 'formAvaliacao' para esclarecer melhor. Lembrando que:

'formCadastroJogadores' salva os dados na 'tabCadastroJogadores', sendo que a foto em formato .jpg é inserida num quadro 'Anexo' e não em 'quadro de objeto OLE'.
    A combo 'Jogador' mostra o Apelido que vem da 'tabCadastroJogadores' e ao selecionar ela preenche automaticamente as caixas de texto em vermelho do formAvaliacao (nomeado aqui de Composição Corporal). O Jogador é salvo como Número, que é a chave primária da tabela 'tabCadastroJogadores', na tabela 'tabAvaliacao' juntamente com os dados entrados em AZUL.

Eu quero exibir a foto da mesma forma que consigo exibir a posição e a estatura, ambos vindos da tabela 'tabCadastroJogadores'. Esses dados não são salvos na tabela 'tabAvaliacao'.
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Mensagem  Avelino Sampaio 8/5/2014, 17:19

Monte um BD exemplo com as tabelas envolvidas e o formulário de avaliações. Não precisa mandar com dados

Ainda acho que pode usar o campo anexo, com a origem na tabela de jogadores, no formulário de avaliações e assim exibir a imagem. Assim como ele preenche automaticamente as caixas de texto preenche também a caixa do tipo anexo.

No aguardo

prepfisico
    Novato
    Novato

Mensagem  prepfisico 8/5/2014, 20:33

Avelino, vou tentar montar um exemplo já que o bd é muito grande, com muitos formulários, tabelas, consultas e relatórios.

Eu estou usando um evento 'Após Atualizar' na caixa de combinação 'Apelido' (Jogador). Eu criei uma consulta na origem da linha na folha de propriedades de Dados, que são as colunas no código abaixo. No campo da coluna da foto eu usei Foto.FileData da tabela 'tabCadastroJogadores'. O evento é o seguinte:

Private Sub Apelido_AfterUpdate()
    Dim DataUltima As Date
    On Error Resume Next
    Me.Apelido.SetFocus 'posiciona o cursor na caixa de combinação 'Apelido'
    Me.Posicao = Me.Apelido.Column(2) 'exibe a posição na caixa de texto 'Posição'
    Me.Estatura= Me.Apelido.Column(4) 'exibe a estatura na caixa de texto 'Estatura'
    Me.Foto = Me.Apelido.Column(5) 'eu acho que está errado aqui, porque é uma imagem .jpg de 'Anexo' que deve ser mostrada numa caixa 'Anexo'
    DataUltima = DMax("Data", "tabAvaliacao") 'acha a última data do último registro para que eu não precise digitar a data para cada jogador
    Me.Data = DataUltima 'atualiza a última data no caixa de texto 'Data'
    Me.Peso.SetFocus 'posiciona o cursor na caixa de texto 'Peso'
    End Sub

No formulário 'CadastroJogadores' eu navego pelas fichas dos jogadores e as fotos são mostradas perfeitamente, já que o form busca os dados na tabCadastroJogadores, que é a tabela que salvo cada dado. O problema está em mostrar o anexo no formulário 'formAvaliacao'. Por favor, veja se os códigos escritos acima estão corretos.

Obrigado.
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Mensagem  Avelino Sampaio 8/5/2014, 23:10

Olá!

Segue um exemplo.

Abra o formulário frmAvaliações
    Selecione o Jogador a ser avaliado e veja o que acontece com os dados do jogador na parte superior

Bom estudo!
    Anexos
    [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente Attachmentprepfisico.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (79 Kb) Baixado 248 vez(es)

Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  Cláudio Machado 9/5/2014, 15:06

Sempre o Mestre Avelino !!  cheers 
    Perfeito pro que você queria prepfisico.
    É só aproveitar.
    prepfisico
    Novato
    Novato

Mensagem  prepfisico 9/5/2014, 20:49

Olá Avelino! Muito obrigado pela sua ajuda. É exatamente o que eu preciso.

Agradeço novamente pela sua paciência e disposição em me ajudar.
    Cláudio Machado
    Cláudio Machado
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  Cláudio Machado 9/5/2014, 21:11

Agora é só marcar como Resolvido.

" Nunca cruze os braços diante de qualquer problema ou dificuldade, pois o maior homem do mundo Jesus,  morreu de braços abertos."

Agradeça e feche o tópico clicando no botão Resolvido. Se não sabe como, veja  AQUI.
    Não esqueça de clicar no Joinha [Resolvido]Como exibir imagem de anexo em formulário diferente 90dssg para agradecer a dica que solucionou seu problema.
    prepfisico
    Novato
    Novato

Mensagem  prepfisico 10/5/2014, 02:21

cheers 
    jeffersoncoriolano
    Novato
    Novato

Mensagem  jeffersoncoriolano 9/10/2016, 08:57

Fala galera!

Sou novo aqui, e estou com a mesma dúvida. Baixei o BDA do nosso amigo aí, mas não consegui identificar nenhum código pra aprender.

Pode me explicar como foi feito pra atualizar a imagem assim que atualiza a caixa de combinação? Já tentei de tudo aqui e nada. Na internet só achei este post mas não ficou claro.

PS:. Sou iniciante.

Valeu

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 14:50