MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

[Resolvido]Impedir deleção de BE em rede

mathusalmeida
    mathusalmeida
    Avançado
    Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Impedir deleção de BE em rede Empty [Resolvido]Impedir deleção de BE em rede

Mensagem  mathusalmeida 16/2/2014, 00:17

Olá a todos do fórum

Tenho uma aplicação rodando onde os FE estão em cada máquina (cinco no total) e os BE está na rede, cujo as tabelas são vínculadas.

Ocorre que por duas vezes, deletaram o BE.

Gostaria da ajuda dos mais experientes, de como impedir que os usuários tenham acesso ao BE, uma vez que a unidade de rede mapeada pode ser vista pela rede.

Aguardando ansiosamente

Sucesso a todos.
    Convidado
    Convidado

[Resolvido]Impedir deleção de BE em rede Empty Re: [Resolvido]Impedir deleção de BE em rede

Mensagem  Convidado 16/2/2014, 00:46

Se você não tiver permissão administrador na rede o jeito é fazer backup constantemente.

Estou na mesma situação e faço backup de hora em hora.

Saudações !
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

[Resolvido]Impedir deleção de BE em rede Empty Re: [Resolvido]Impedir deleção de BE em rede

Mensagem  Dilson 16/2/2014, 04:07

Olá,

Por padrão a caixa da configuração de: Não mostrar arquivos e pastas ocultas fica marcada

Uma medida é ir na propriedade do arquivo e da pasta e marcar como Oculto.

Com isso somente poderá ver aquele usuário que souber dessa expertise.

Só tem um problema: Se o usuário tiver opção de re-vincular, consequentemente ele não enxergará nem pasta e nem arquivo, porque a cada procedimento desse terá que desmarcar a caixa de configuração.

mathusalmeida
    mathusalmeida
    Avançado
    Avançado

Mensagem  mathusalmeida 16/2/2014, 12:23

Olá placeholder, o problema de tornar a pasta como oculta, é justamente o que vc já mencionou, na hora re-vinculação. Utilizo a rotina do Avelino Sampaio para re-vinculação das tabelas, mas, nesse caso, o usuário termina tendo acesso a pasta da rede.

Pensei, o seguinte:

1 - Colocar em um diretório uma pasta com o BE, marcando-a como pasta oculta;
    2 - Criar um atalho e enviá-lo uma pasta que poderá ser acessada pelo usuário - caso o usuário delete, deletará apenas o atalho, não o arquivo. Caso queira abrir o local do arquivo, a pasta estará "vázia".

Dessa maneira, como disse placeholder, só quem souber dessa expertise, conseguirá matar a charada.

Alguém com uma solução mais técnica.
    EduardoPires
    EduardoPires
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  EduardoPires 1/3/2014, 19:00

Tive esse problema e consegui resolver 100% de uma forma. Da mesma forma que você tenho um servidor onde fica o BE, e as estações no total de 24, onde ficam os FE com tabela vinculada. Criamos um domínio na rede, e nesse domínio, ninguem chega na pasta que encontra o BE sem permissão. Acredito que seja a solução mais viável. No meu caso, além do BE, o sistema trabalha muito com foto de cliente e foto de produto, e pra não pesar o sistema, faço uma referência num campo texto que busca o caminho de pastas no servidor, e tb tinha o problema que apagavam tudo, e agora, eu defino quem eu quero que faça o que, por exemplo: defino quem só visualiza, quem nem visualiza, quem só visualiza mas não altera nem exclui, etc....Faça o domínio na rede e seus problemas vão acabar.

mathusalmeida
    mathusalmeida
    Avançado
    Avançado

Mensagem  mathusalmeida 2/3/2014, 22:31

Obrigado pela grande dica Eduardo Pires.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 25/11/2024, 07:18