Alguém sabe como impedir o uso dos caracteres asterisco (*) e interrogação (?) em um campo texto?
2 participantes
Como impedir o uso dos caracteres asterisco (*) e interrogação (?) em um campo texto?
Márcio Alcântara- Novato
- Respeito às regras :
Avelino Sampaio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: Como impedir o uso dos caracteres asterisco (*) e interrogação (?) em um campo texto?
Olá!
Utilize evento "Ao pressionar tecla" do campo. Exemplo:
Private Sub NomeDoCampo_KeyPress(KeyAscii As Integer)
'42 -- *
'63 -- ?
If KeyAscii = 42 Or KeyAscii = 63 Then KeyAscii = 0
End Sub
Sucesso!
Utilize evento "Ao pressionar tecla" do campo. Exemplo:
Private Sub NomeDoCampo_KeyPress(KeyAscii As Integer)
'42 -- *
'63 -- ?
If KeyAscii = 42 Or KeyAscii = 63 Then KeyAscii = 0
End Sub
Sucesso!
.................................................................................
Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces
Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
Márcio Alcântara- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº3
Resolveu (parcialmente)!
Oi, Avelino!
Obrigado por sua sugestão. O procedimento resolveu meu problema até melhor do que eu poderia imaginar para formulários. Porém, como eu não me expliquei direito, também gostaria que não fosse permitido o uso dos caracteres também na tabela, e não só no formulário, como foi sua sugestão.
Na verdade, uso o campo texto para servir de nome de arquivo no Windows. Como este não permite nenhum dos caracteres \ / : * ? " < > | nos nomes dos arquivos, tentei restringir seu uso no meu campo texto.
Para isso, utilizei a macro 'Antes de Alterar' vinculada a minha tabela, gerando um erro para a seguinte condicional:
[nome do campo] Como "*\*" Ou [nome do campo] Como "*/*" Ou [nome do campo] Como "*:*" Ou [nome do campo] Como "*<*" Ou [nome do campo] Como "*>*" Ou [nome do campo] Como "*|*" Ou [nome do campo] Como "*"+Car(34)+"*"
Observe que, para o caractere " tive de utilizar o comando Car(34) devido à sintaxe da macro. Mas não funciona para os caracteres * ?.
Sua solução é melhor porque impede até a digitação desses caracteres, enquanto a minha, além de ser incompleta, a aceita não permitindo a atualização do registro.
Se você tiver alguma outra sugestão que funcione também na tabela, eu lhe agradeço.
Atenciosamente,
Na verdade, uso o campo texto para servir de nome de arquivo no Windows. Como este não permite nenhum dos caracteres \ / : * ? " < > | nos nomes dos arquivos, tentei restringir seu uso no meu campo texto.
Para isso, utilizei a macro 'Antes de Alterar' vinculada a minha tabela, gerando um erro para a seguinte condicional:
[nome do campo] Como "*\*" Ou [nome do campo] Como "*/*" Ou [nome do campo] Como "*:*" Ou [nome do campo] Como "*<*" Ou [nome do campo] Como "*>*" Ou [nome do campo] Como "*|*" Ou [nome do campo] Como "*"+Car(34)+"*"
Observe que, para o caractere " tive de utilizar o comando Car(34) devido à sintaxe da macro. Mas não funciona para os caracteres * ?.
Sua solução é melhor porque impede até a digitação desses caracteres, enquanto a minha, além de ser incompleta, a aceita não permitindo a atualização do registro.
Se você tiver alguma outra sugestão que funcione também na tabela, eu lhe agradeço.
Atenciosamente,
Márcio Alcântara
Conteúdo patrocinado
- Mensagem nº4
Re: Como impedir o uso dos caracteres asterisco (*) e interrogação (?) em um campo texto?
» [Resolvido]Campo com diversas linhas (Texto curto - 255 caracteres)
» Campo Texto Longo (memo) não separa entradas por linha, embora as exiba assim
» [Resolvido]Caixa de texto com tamanho do campo > 255 caracteres
» [Resolvido]Limitar caracteres em uma caixa não acoplada
» [Resolvido]Campo texto maior que 255 caracteres de tabela relacionada
» Campo Texto Longo (memo) não separa entradas por linha, embora as exiba assim
» [Resolvido]Caixa de texto com tamanho do campo > 255 caracteres
» [Resolvido]Limitar caracteres em uma caixa não acoplada
» [Resolvido]Campo texto maior que 255 caracteres de tabela relacionada