MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

[Resolvido]Filtro de data em formulário

Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Filtro de data em formulário Empty [Resolvido]Filtro de data em formulário

Mensagem  Roselip 29/12/2013, 00:31

Ola pessoal,

Tenho um formulário com as datas de pesquisa e um botão filtrar para trazer as informações do formulário, mas o comando não responde e eu não consigo encontrar o erro banal que cometi.
    Quero que o filtro me traga as informações do formulário, mas como sou leiga em VBA, eu encontrei o CStr para buscar a primeira coluna, claro que estou deduzindo ser o correto, mas preciso de uma avaliação, pois as colunas é composta de:

Cliente - Razão Social
    Valor Total da Venda
    Endereço
    etc...

E no botão FILTRAR em propriedades ao clicar eu coloquei:

Private Sub Btfiltro_Click()
    If IsNull(Me![DataInicial]) Or IsNull(Me![DataFinal]) Then Exit Sub
    Me.Filter = "CStr([Cliente - Razão Social]) between #" & Format(Me![DataInicial], "mm/dd/yyyy") & "# AND #" & Format(Me![DataFinal], "mm/dd/yyyy") & "#"
    Me.FilterOn = True
    Me![DataInicial] = Null
    Me![DataFinal] = Null
    Me![DataInicial].SetFocus

Podem me explicar onde esta o erro.

Muito obrigada!
    Anexos
    [Resolvido]Filtro de data em formulário AttachmentProjClientes.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (54 Kb) Baixado 53 vez(es)

luciano-meira gosta desta mensagem

Convidado
    Convidado

[Resolvido]Filtro de data em formulário Empty Re: [Resolvido]Filtro de data em formulário

Mensagem  Convidado 29/12/2013, 10:08

Bom dia Roselip.

Duas observações no exemplo que enviaste:

1 - Se vais aplicar um filtro no formulário não se deve ter critérios no campo Data do Pedido na consulta. Ou filtra por critérios na consulta ou por filtro no formulário

2 - Se pretende filtrar a data do pedido deve especificar esta como filtro, no teu exemplo está pretendendo filtrar o cliente com critérios de data

Me.Filter = "[Data do Pedido] >= #" & Format(Me![DataInicial], "mm/dd/yyyy") & "# AND [Data do Pedido] <=#" & Format(Me![DataFinal], "mm/dd/yyyy") & "#"

Cumprimentos.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Filtro de data em formulário Empty Re: [Resolvido]Filtro de data em formulário

Mensagem  Roselip 29/12/2013, 21:37

Harysohn

Na sua 1ª observação, eu gostaria de entender porque não posso ter critério na consulta e também no filtro do formulário.
    Te pergunto isso, porque tenho um outro formulário que funciona com o critério da consulta e no filtro do formulário, ajudado a montar por esse forum, só que no formulário tenho a 1ª coluna como sendo a data, e deste tirei o modelo para fazer esse formulário, só que nesse caso, preciso do filtro por data sendo que não vou usar no resultado do formulário, e a 1ª coluna o nome do cliente.

Tentei fazer como você me informou, excluí do critério da consulta e coloquei no filtro do formulário, mas não deu ceto.

Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 29/12/2013, 23:56

Pedindo licença ao amigo Piloto, Roseli pelo que entendi você quer filtrar o cliente pela data inicial e final, não é isso? Baixe o exemplo e faça o teste, tive que criar no form. um campo chamado código do cliente, onde você digita o código desse cliente que quer filtrar, digita as datas e faz a filtragem.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Roselip 30/12/2013, 01:18

Oi Beto,
    Obrigado pela ajuda, mas neste formulário eu quero digitar o período e o formulário irá me trazer os 20 maiores clientes agrupando o valor das vendas do período digitado..
    Eu não quero trabalhar com código do cliente e sim que traga as colunas que são importante para a manutenção desses clientes.
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 30/12/2013, 04:11

e porque não faz a consulta mostrando esses 20 clientes? É só incluir o predicado TOP 20 junto ao select da consulta, mas vale ressaltar que para funcionar a tabela origem da consulta tem que ter uma chave primária, coisa que não vi na sua tabela e que é um erro que deve ser corrigido.

Última edição por betogivoni em 30/12/2013, 16:12, editado 1 vez(es)
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 30/12/2013, 11:02

Respondendo à questão do critério:

Você pode ter sim um critério na consulta e outro no Filtro... Porém no teu caso o critério da consulta corresponde ao mesmo critério do filtro.
    Oras... ou utiliza um ou outro...

Beto.. Boa observação sobre a chave primária e a cláusula top
    Consulta agrupada somando os valores e a cláusulaa  Top

Uma observação... a soma do agrupamento funcionará por Data...
    Se o mesmo cliente tiver Vendas em datas diferentes a consulta exibirá soma de registros para o cliente por data.
    Ou seja... Se a venda tiver data diferente não agrupará.. o que poderá fazer é utilizar o DSum.

Cumprimentos.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Roselip 30/12/2013, 21:58

Meninos,
    Para explicar:
    A minha consulta já tem top 20 no select (SQL), e eu não quero que traga a coluna de data, porque quero que o usuário digite o período da data e o resultado seja a quantidade das maiores 20 vendas por cliente.
    Quanto a chave primária, posso colocar.
    Mas como faço essa coisa funcionar! Sad 
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 31/12/2013, 21:18

Chave primária, vem do inglês Primary Key, refere-se a tuplas (conjuntos) de um ou mais campos, cujos valores, nunca se repetem e que podem ser usadas como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados, são essenciais pra os relacionamentos e como disse anteriormente, não adianta você ter o TOP junto ao select de sua consulta se não tiver a chave primária, pode alimentar a tabela origem da consulta com 1000 registros que você não vai conseguir ter os 20 na consulta. Você pode baixar apostilas do repositório e você vai entender uma série de coisas que envolve banco de dados e que vai corrigir uma série de erros que cometemos quando inciante, tem se falado bastante aqui no fórum de erros primários que cometemos e que continuamos a cometer, como não colocar espaços, símbolos, nomes reservados ao access (Data, Valor e etc.) em nome de campos e objetos.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Roselip 1/1/2014, 16:12

oi Beto

tudo que tenho aprendido , tenho tirado e buscado do fórum. Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
    Mas quero compreender, porque a consulta funciona muito bem, mas se eu levo para o formulário, esse não funciona.
    Acho que o problema esta na construção pelo vba, uma vez que os exemplos tenho tentado adaptar para meu projeto.

Private Sub Btfiltro_Click()

If IsNull(Me!DataInicial) Or IsNull(Me!DataFinal) Then Exit Sub
    Me.Filter = "cdate([Data do Pedido]) between #" & Format(Me!DataInicial, "mm/dd/yyyy") & "# AND #" & Format(Me!DataFinal, "mm/dd/yyyy") & "#"
    Me.FilterOn = True
    Me!DataInicial = Null
    Me!DataFinal = Null
    Me!DataInicial.SetFocus
    End Sub

Como não quero que me traga a coluna "data do pedido", e somente o filtro de data, quando click no botão filtrar esse deveria funcionar. mas acho que o meu erro esta na começo da formula " Me.Filter = "cdate([Data do Pedido])", uma vez que não quero que apareça no resultado do formulário (Coluna).
    Então, a pergunta é como eu escreveria?

obrigada!
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 1/1/2014, 18:41

Boa tarde Rose, feliz 2014 !

Poste parte do projeto aqui, para darmos uma olhada.

.................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 1/1/2014, 21:21

Roseli, a coisa é um pouco mais complexa do que fazer essa filtragem pelo vba, a questão da consulta quando vc diz que funciona, eu digo: do jeito que você criou a consulta não funciona, pra você tirar suas dúvidas abra a consulta que você criou (052 - 20MaioresVendas), coloquei 30 registros na tabela origem, mas você só vai visualizar apenas 17, depois abra a consulta (Cópia de 052 - 20MaioresVendas), nela você vai ver os 20 registros como pede o TOP 20, isso ocorre porque na sua não tem a chave primária como eu havia dito antes e a outra consulta tem essa chave (IdVenda). Depois de fazer esses testes pode excluir as 2, pois as que vão servir para sua necessidade são as outras 2 (qryFiltro e qry20Tops), sendo que, a 1ª faz a filtragem das datas e a 2ª pega os 20 registros. Então você vai esquecer aquela filtragem pelo formulário e vai usar a da consulta, ou seja quando mandar abrir o formulário vai aparecer as caixas de datas inicial e final para você digitar as datas que quer filtrar e os 20 maiores compradores vão ser carregados co formulário.
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 2/1/2014, 01:34

Roseli, desculpa, tinha anexado o exemplo errado, o corretor é esse que postei no mesmo lugar acima, baixe novamente e teste, na verdade são 3 consultas e não 2 como disse na msg anterior. O exemplo anterior foi o primeiro teste que fiz, mas está retornando 21 registro e não 20.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Roselip 4/1/2014, 00:55

OI Beto,
    Eu adaptei no meu projeto conforme seu exemplo, mas não gostaria de abrir o formulário com a caixa de data do Windows
    Então tentei criar um formulário que filtre as datas e um botão para filtrar o relatório principal, mas não esta trazendo as informações do formulário principal.
    Poderia me dizer onde estou errando?.

Obrigada!!
    Anexos
    [Resolvido]Filtro de data em formulário AttachmentProjClientes_Alterado2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (310 Kb) Baixado 99 vez(es)
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 4/1/2014, 16:22

Oi Roseli, você quer saber onde está errando? Como diz a música seu erro é que você está tentando assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, e ai não dá certo, o amigo Piloto alertou sobre o uso do filtro em um ou em outro e não nos 2 e você disse que tinha um formulário que funciona com o filtro nos 2, sinto contradizer-lhe mas estais equivocada, o filtro que está funcionando na verdade é o do formulário o da consulta está obsoleto, é só observar  a origem do seu formulário, provavelmente é a tabela e não a consulta, pra você tirar suas dúvidas é só tirar a filtragem do critério da sua consulta que vai ver que o filtro vai continuar funcionando. Infelizmente vc terá que usar a caixa de datas da própria consulta, lembra que disse anteriormente para esquecer a filtragem pelo formulário que a questão era um pouco complexa? Pois é, criei as 3 consultas por ser 2 filtragens a ser feita, ou seja, a 1ª faz a filtragem do período, sendo que podem ter 100 registros no período especificado pelo usuário, a 2ª faz a soma das vendas e a 3ª faz a filtragem dos 20 clientes. Faça a importação das consultas do modelo que postei para o seu projeto, pois essas que veio na sua postagem estão erradas, elas não estão retornando os 20 registros.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Roselip 5/1/2014, 16:02

Beto, Valeu, vou deixar de assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, ( Very Happy ), ainda estou no nível I de aprendizado, e é meu primeiro projetinho, gostaria de deixa-lo com uma aparência melhor, mas vou usar a caixa de dialogo do Windows mesmo para o filtro de datas.
    Só gostaria de tirar a msn "Inserir valor do parametro?" para "Digitar data de pesquisa.", Isso é possível para esse filtro?

obrigada
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 6/1/2014, 14:29

Roseli, faça o teste nesse novo exemplo, entre pelo Frm_FiltrarData e digite as datas para fazer a filtragem, mas lembre-se, quando falei que voce estava tentando assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, estava me referindo a fazer a filtragem na consulta e no formulário que não daria certo, veja que no exemplo atual a filtragem é o da consulta, nos formulários não existe filtragem. Teste várias vezes para ver se os registros estão sendo filtrados corretamente, aparentemente pelo teste que fiz está certinho.
    Roselip
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Roselip 7/1/2014, 01:33

oi Beto,
    Testei no meu projeto e agora deu certo, agora sim entendi o processo do filtro.
    Demorou, mas peguei, e mais uma vez obrigada pela dedicação.

abraço
    Roseli
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 7/1/2014, 02:08

Ok, e que bom que entendeu o processo, saudações do fórum pelo retorno.
    crysostomo
    crysostomo
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  crysostomo 27/8/2019, 13:29

Bom dia , o meu está dando erro , ele não está filtrando pelo formulario, , antes de abrir ven a janela pedindo a data , e está bloqueando o carregamento da minha lista

.................................................................................
    Obs.: Coloque somente as partes defeituosas para que possamos encontrar e entender  o problema mais rápido para lhe ajudar. Disponho.
    Uma mão ajuda a outra.
    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 01:31