Pessoal, boa tarde
Estou iniciando no Access e estou utilizando o 2013.
O problema: Quero fazer um controle de consumo de agua em um edificio comercial.
Parecia simples, até que....
eu faço duas medições no hidrometro. Uma de manha e outra a tarde
Então na hora de calcular o consumo diário foi o problema. Parecia simplesmente ter de subtrair o consumo de tarde do valor do consumo da manha, né? Mas não é.
Vejam bem, o consumo de agua é constante. Vou dar um exemplo de leituras:
01/12/2013 - manha: 1600 tarde:1608
02/12/2013 - manha: 1612 tarde:1615
03/12/2013 - manha: 1630 tarde:1637
esse é o problema: se eu subtrair o valor da tarde do valor da manha, só tenho o consumo deste periodo. Na manha seguinte, observe que o valor é diferente do valor da tarde anterior (claro, houve consumo de agua durante a noite). Num campo da tabela, criando um campo para calcular, só vou calcular entre a manha e a tarde de um dia. No dia seguinte, já fica errado, pois não leva em consideração o consumo da noite (quando não faço leitura).
Como resolver? (obs: respostas para um iniciante, please)
Estou iniciando no Access e estou utilizando o 2013.
O problema: Quero fazer um controle de consumo de agua em um edificio comercial.
Parecia simples, até que....
eu faço duas medições no hidrometro. Uma de manha e outra a tarde
Então na hora de calcular o consumo diário foi o problema. Parecia simplesmente ter de subtrair o consumo de tarde do valor do consumo da manha, né? Mas não é.
Vejam bem, o consumo de agua é constante. Vou dar um exemplo de leituras:
01/12/2013 - manha: 1600 tarde:1608
02/12/2013 - manha: 1612 tarde:1615
03/12/2013 - manha: 1630 tarde:1637
esse é o problema: se eu subtrair o valor da tarde do valor da manha, só tenho o consumo deste periodo. Na manha seguinte, observe que o valor é diferente do valor da tarde anterior (claro, houve consumo de agua durante a noite). Num campo da tabela, criando um campo para calcular, só vou calcular entre a manha e a tarde de um dia. No dia seguinte, já fica errado, pois não leva em consideração o consumo da noite (quando não faço leitura).
Como resolver? (obs: respostas para um iniciante, please)
Última edição por jrozsas em 3/12/2013, 13:34, editado 1 vez(es)