Bom dia a todos.
Já vou adiantando as desculpas, caso esse meu post seja repetido aqui no fórum, porém não encontrei algo que me ajude até agora.
Bem da verdade, até encontrei algo próximo, e sei que é de conhecimento da maioria o relacionamento de tabelas entre cidade e estado.
Porém o que quero é o inverso desse tipo de relacionamento. Quero ao selecionar uma cidade apareça o estado correspondente.
Caso haja algo do tipo aqui no fórum, peço por gentileza a indicação da sala.
Vou agora ao meu problema.
Tenho um cadastro onde consta a Lotação onde a pessoa trabalha e essa lotação pertence a uma Agência. São cerca de 160 Lotações e 5 Agências. Na ficha de cadastro feita a mão, consta apenas a Lotação. Essas fichas estão sendo digitadas para um banco de dados, que é o que estou tentando criar.
Seguindo algumas explicações sobre a relação de tabelas de cidades e estado, fiz o seguinte:
- Criei uma Tabela Lotação.
Nessa tabela consta os campos:
CódigoLotação - Autonumeração > Indexado > Chave primária
Lotação - Texto
CódigoAgência - Número > Indexado
- Criei uma Tabela Agência.
Nessa tabela consta os campos:
CódigoAgência - Autonumeração > Indexado > Chave primária
Agência - Texto
Fiz o relacionamento entre os campos CódigoAgência da Tabela Agência e CódigoAgência da Tabela Lotação, do tipo um-para-muitos e marcando as opções Impor Integridade Referencial, Propagar atualização dos campos relacionados e Propagar exclusão dos registros relacionados. O Tipo de Associação... foi do tipo 1: Somente incluir as linhas quando os campos associados de ambas as tabelas forem iguais.
Nem sei porque marquei essas opções, mas como falei, fui me baseando em outros exemplos e dicas.
Na tabela Lotação, fui no campo CódigoAgência, na aba Pesquisa e em Exibir Controle mudei para Caixa de Combinação. Em Origem da linha, coloquei a seguinte instrução SQL: SELECT DISTINCTROW Agência.* FROM Agência ORDER BY Agência.Agência;
Não sei se essa instrução SQL está correta, mas assim consegui uma Caixa de combinação onde fosse listado as Agências. Depois ajeitei as colunas.
Também criei uma outra Tabela com o nome de Cadastro, nela contém os campos:
CódigoCadastro - Autonumeração > Indexado > Chave primária
Nome - texto
CódigoLotação - número > Indexado
CódigoAgência - número > Indexado
Fiz dois relacionamentos, porém nem sei se precisa, entre os campos CódigoAgência da Tabela Agência e CódigoLotação da Tabela Lotação para os seus respectivos campos na Tabela Cadastro. Esses relacionamento foram do tipo um-para-muitos, porém marquei o Tipo de Associação... como o 2.
Depois fui na Tabela Cadastro e no campo CódigoLotação, na aba pesquisa formatei a Caixa de Combinação, que funcionou mostrando as Lotações.
Porém não consigo fazer o mesmo com o campo CódigoAgência nessa mesma tabela Cadastro.
Ai está o meu enganchado.
Ainda quero fazer o Formulário e lá o digitador ao escolher a Lotação, automáticamente o campo Agência seja preenchido. Porém deve ficar liberado para caso ele não saiba a Lotação, possa escolher pelo menos a Agência em uma Caixa de Combinação.
E aí? Alguém já se deparou com uma besteira dessas?
Obs. Vou rodá-lo em Access XP, pois é o único liberado na empresa.
Já vou adiantando as desculpas, caso esse meu post seja repetido aqui no fórum, porém não encontrei algo que me ajude até agora.
Bem da verdade, até encontrei algo próximo, e sei que é de conhecimento da maioria o relacionamento de tabelas entre cidade e estado.
Porém o que quero é o inverso desse tipo de relacionamento. Quero ao selecionar uma cidade apareça o estado correspondente.
Caso haja algo do tipo aqui no fórum, peço por gentileza a indicação da sala.
Vou agora ao meu problema.
Tenho um cadastro onde consta a Lotação onde a pessoa trabalha e essa lotação pertence a uma Agência. São cerca de 160 Lotações e 5 Agências. Na ficha de cadastro feita a mão, consta apenas a Lotação. Essas fichas estão sendo digitadas para um banco de dados, que é o que estou tentando criar.
Seguindo algumas explicações sobre a relação de tabelas de cidades e estado, fiz o seguinte:
- Criei uma Tabela Lotação.
Nessa tabela consta os campos:
CódigoLotação - Autonumeração > Indexado > Chave primária
Lotação - Texto
CódigoAgência - Número > Indexado
- Criei uma Tabela Agência.
Nessa tabela consta os campos:
CódigoAgência - Autonumeração > Indexado > Chave primária
Agência - Texto
Fiz o relacionamento entre os campos CódigoAgência da Tabela Agência e CódigoAgência da Tabela Lotação, do tipo um-para-muitos e marcando as opções Impor Integridade Referencial, Propagar atualização dos campos relacionados e Propagar exclusão dos registros relacionados. O Tipo de Associação... foi do tipo 1: Somente incluir as linhas quando os campos associados de ambas as tabelas forem iguais.
Nem sei porque marquei essas opções, mas como falei, fui me baseando em outros exemplos e dicas.
Na tabela Lotação, fui no campo CódigoAgência, na aba Pesquisa e em Exibir Controle mudei para Caixa de Combinação. Em Origem da linha, coloquei a seguinte instrução SQL: SELECT DISTINCTROW Agência.* FROM Agência ORDER BY Agência.Agência;
Não sei se essa instrução SQL está correta, mas assim consegui uma Caixa de combinação onde fosse listado as Agências. Depois ajeitei as colunas.
Também criei uma outra Tabela com o nome de Cadastro, nela contém os campos:
CódigoCadastro - Autonumeração > Indexado > Chave primária
Nome - texto
CódigoLotação - número > Indexado
CódigoAgência - número > Indexado
Fiz dois relacionamentos, porém nem sei se precisa, entre os campos CódigoAgência da Tabela Agência e CódigoLotação da Tabela Lotação para os seus respectivos campos na Tabela Cadastro. Esses relacionamento foram do tipo um-para-muitos, porém marquei o Tipo de Associação... como o 2.
Depois fui na Tabela Cadastro e no campo CódigoLotação, na aba pesquisa formatei a Caixa de Combinação, que funcionou mostrando as Lotações.
Porém não consigo fazer o mesmo com o campo CódigoAgência nessa mesma tabela Cadastro.
Ai está o meu enganchado.
Ainda quero fazer o Formulário e lá o digitador ao escolher a Lotação, automáticamente o campo Agência seja preenchido. Porém deve ficar liberado para caso ele não saiba a Lotação, possa escolher pelo menos a Agência em uma Caixa de Combinação.
E aí? Alguém já se deparou com uma besteira dessas?
Obs. Vou rodá-lo em Access XP, pois é o único liberado na empresa.