E ai galera blz?
Estou com uma duvida e espero que alguem possa me ajudar.
Tenho um banco de dados onde um determinado formulário tem um botão chamado salvar, que faz a verificação se os campos obrigatórios estão preenchidos, se estiverem todos preenchidos ele grava o registro, mas se faltar algum dado ele foca no campo que esta sem preencher.
E tenho tambem um outro botão chamado Voltar, que verifica se ouve alguma alteração no registro e pergunta se o usuário deseja salvar ou não.
Ambos os botões estão funcionando corretamente, porém no botão Voltar se o usuario clicar em sim o registro e salvo mesmo se os campos obrigatório estiverem sem preencher, e queria que ao clicar no sim ele executasse o codigo do botão Salvar para verificação.
Ja tentei juntar os 2 codigos, mas não deu muito certo.
Segue os codigos dos botões abaixo.
Botão Salvar
Evento = ao Clicar do botão
If IsNull(Me.Data_Cadastro) = True Then
MsgBox "A Data de Cadastro é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Data_Cadastro.SetFocus
ElseIf IsNull(Me.Num_Prontuario) = True Then
MsgBox "O Numero do Prontuário é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Num_Prontuario.SetFocus
ElseIf IsNull(Me.Nome_Paciente) = True Then
MsgBox "O Nome do Pacinete é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Nome_Paciente.SetFocus
ElseIf IsNull(Me.Num_Cartao_SUS) = True Then
MsgBox "O Número do SUS é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Num_Cartao_SUS.SetFocus
Else
DoCmd.DoMenuItem acFormBar, acRecordsMenu, acSaveRecord, , acMenuVer70
MsgBox "Cadastro salvo com sucesso!", vbInformation, "Atenção"
DoCmd.Close
End If
Botão Voltar
Evento = Antes de Atualizar do Form
Private Sub Form_BeforeUpdate(Cancel As Integer)
Dim i As Integer
Dim sMsg As String
sMsg = "Deseja salvar as alterações?"
i = MsgBox(sMsg, vbYesNo, "Salvar alterações")
If i = vbNo Then
DoCmd.DoMenuItem acFormBar, acEditMenu, acUndo, , acMenuVer70
End If
End Sub
Estou com uma duvida e espero que alguem possa me ajudar.
Tenho um banco de dados onde um determinado formulário tem um botão chamado salvar, que faz a verificação se os campos obrigatórios estão preenchidos, se estiverem todos preenchidos ele grava o registro, mas se faltar algum dado ele foca no campo que esta sem preencher.
E tenho tambem um outro botão chamado Voltar, que verifica se ouve alguma alteração no registro e pergunta se o usuário deseja salvar ou não.
Ambos os botões estão funcionando corretamente, porém no botão Voltar se o usuario clicar em sim o registro e salvo mesmo se os campos obrigatório estiverem sem preencher, e queria que ao clicar no sim ele executasse o codigo do botão Salvar para verificação.
Ja tentei juntar os 2 codigos, mas não deu muito certo.
Segue os codigos dos botões abaixo.
Botão Salvar
Evento = ao Clicar do botão
If IsNull(Me.Data_Cadastro) = True Then
MsgBox "A Data de Cadastro é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Data_Cadastro.SetFocus
ElseIf IsNull(Me.Num_Prontuario) = True Then
MsgBox "O Numero do Prontuário é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Num_Prontuario.SetFocus
ElseIf IsNull(Me.Nome_Paciente) = True Then
MsgBox "O Nome do Pacinete é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Nome_Paciente.SetFocus
ElseIf IsNull(Me.Num_Cartao_SUS) = True Then
MsgBox "O Número do SUS é de preenchimento obrigatório", vbInformation, "Atenção"
Me.Num_Cartao_SUS.SetFocus
Else
DoCmd.DoMenuItem acFormBar, acRecordsMenu, acSaveRecord, , acMenuVer70
MsgBox "Cadastro salvo com sucesso!", vbInformation, "Atenção"
DoCmd.Close
End If
Botão Voltar
Evento = Antes de Atualizar do Form
Private Sub Form_BeforeUpdate(Cancel As Integer)
Dim i As Integer
Dim sMsg As String
sMsg = "Deseja salvar as alterações?"
i = MsgBox(sMsg, vbYesNo, "Salvar alterações")
If i = vbNo Then
DoCmd.DoMenuItem acFormBar, acEditMenu, acUndo, , acMenuVer70
End If
End Sub