Ola Luis,
É capaz de ter razão no que me disse acerca de fazer as coisas sem um plano. Estamos a trabalhar um pouco em cima do joelho, até porque o grande chefe está sempre a alterar as regras do jogo...
. Eu tenho definido o que quero que o programa faça, n esta em papel ou noutro suporte, mas está na minha cabeça pois apenas se trata de acabar com a papelada que os nossos tecnicos tem de preencher no fim do turno. Vou explicar-lhe todo o procedimento para que entenda realmente o que preciso. Os nossos técnicos tem de efectuar diversos registos ao longo de um turno de 8 horas. Existe um técnico por turno e 1 Ajudante em turnos rotativos de 8 horas, 3 turnos por dia. O técnico tem de registar (agoira em papel) o que fez durante o turno (Revisões, trabalhos extras, avarias...). Possuímos duas capas de registos. Uma para o relatório diário, onde o técnico especifica o que fez durante o turno, atribuindo um tempo a cada operação que faz sendo este relatório baseado numa folha que o supervisor deixa com as revisões para eles fazerem( as nossas OS). Na outra capa o tecnico regista as avarias que ocorreram durante o turno, explicando a avaria que aconteceu, o procedimento que tomou para resolve-la, e ainda o tempo de paragem da maquina e o tempo de intervenção.
Ora como imagina é impossivel tratar-se estes dados a menos que existisse alguem a ler aquilo tudo e a informatizar o sistema. Dai a minha necessidade de passar para sistema inf. todos estes registos.
Então esquematizado na minha cabeça o funcionamento do programa deveria ser assim: O supervisor atribui a OS ao tecnico com os itens de revisao para fazer de determinadas maquinas.
Cada utilizador do sistema possui um login e uma pass com 3 niveis de acesso. Administrador, Supervisor e técnico.
O tecnico quando entra possui no quadro de entrada a ordem de serviço deixada pelo supervisor, abre-a, e começa a fazer os itens de revisao assinalados nessa mesma ordem de serviço, apontando o que executou e o tempo que demorou a executar. Se existir alguma avaria, esta sera registada numa outra folha, indicando a hora que ocorreu, o tipo de avaria/Chamada( porque nem sempre uma chamada é uma avaria), a maquina onde ocorreu a avaria, a descrição da avaria, o que fez para resolver/minimizar, o tempo de paragem da maquina e o tempo de intervenção.
Basicamente na minha cabeça é isto....
)) Mas tem razão, passar isto para a forma de tabelas e forms não deveria ser feito na minha cabeça mas sim em papel, mas isso é uma coisa em que realmente tenho alguma dificuldade.
Por isso ja pode ver o quao valiosa tem sido a sua ajuda porque ja percebi que o Luis esta mto mais por dentro do assunto que eu, e sobretudo domina mto melhor o access que eu.
Se me pudesse ajudar então para já nas duas questões que levantei isso seria optimo.
Obg,
Luis