Prezado ahteixeira;
O projeto tem a pretensão de auxiliar a administração de um condomínio residencial:
Registra as despesas e as receitas do condomínio gerando inúmeros relatório de gerenciamento.
Elabora parecer do Conselho Fiscal:
calcula a variação percentual de itens de receita de períodos anteriores em relação a receita atual, ordenando-os conforme o montante envolvido; calcula a variação percentual de itens de despesa de períodos anteriores em relação a despesa atual, ordenando-os conforme o montante envolvido; calcula a inadimplência do período e indica decisões de gerenciamento.
Elabora a taxa de condomínio mensal:
num formulário é calcula a taxa de condomínio conforme dados cadastrais do condomínio (nº de unidades habitacionais, fundo de reserva, isenção do pagamento da taxa de condomínio do apartamento do síndico) e é gerado um relatório cujo o objeto é a taxa de condomínio a ser paga pelos moradores .
Nesta última funcionalidade encontra-se o foco do problema!
Ao elaborar a taxa de condomínio faço a inserção de registro basicamente composto por: Ano, Mês, Item e Valor. Ocorre que a taxa de condomínio é composta por vários itens, portanto na mesma taxa de condomínio há vários dados de Ano, Mês, Item e Valor. (A repetição de ano e mês servirá de parâmetro para seleção de dados usando-os como critérios em Dlookup, DSum, DFirst, DLast ...) Evidentemente que cada registro, composto pelos dados (Ano, Mês, Item e Valor), tem um número de chave primária.
Neste relatório há um sub relatório no qual constam as despesas exclusivas (Mês de referência; nº do apartamento; ocorrência, que pode ser uma multa disciplinar, taxa de mudança, taxa do salão de festa; e, valor da ocorrência) de algum apartamento.
Portanto o relatório além de apresentar os itens de despesa a serem rateados por todos os moradores, apresenta, num sub relatório, as despesas exclusivas de um ou mais apartamentos.
Quando há somente um item no relatório, as despesa exclusivas dos apartamentos aparecem no sub relatório e podem ser exportadas.
Contudo quando há mais de um item no relatório os dados do sub relatório não parecem, pois o sub relatório está vinculado ao relatório pelo campo "Código" (LinkMasterFields) que é a chave primária do relatório; ao carregar o relatório há vários valores de Código para associar, por isso o sub relatório não mostra dados.
Estou estudando uma maneira para reparar o problema de modelagem.
Talvez criar uma relação muito para muitos criando numa nova tabela "Transição" na qual conteriam as chaves primárias das tabelas que dão origem aos dados do relatório e do sub relatório, sendo essas a chave primária desta nova tabela. Assim poderia editar as relações entre as tabelas e impor integridade referencial. Mas não consegui vislumbrar o que fazer após impor a integridade referencial ao editar as relações entre as tabelas.
Terei que mudar as estruturas das tabelas que compreendem os dados que servem de origem de dados para o relatório e o sub relatório?
Antecipo agradecimentos.