Jasmim Lirio 13/8/2014, 03:24
Não implantei as soluções sugeridas, pois como disse, tal erro passou a ocorrer recentemente e além disso somente com as versão 2010 do Access. Além disso, meus conhecimentos em Access são muito básicos e eu não quero criar novos problemas...
Só gostaria de fazer uma correção quando relatei o problema. Observei melhor e constatei que o erro NÃO ocorre quando o usuário abre o banco de dados no Access 2010.
Eu criei um menu principal, onde o usuário tem a opção de CRIAR NOVO, EDITAR ou CONSULTAR o registro com as informações da empresa (como nome, endereço, telefones de contato etc..). Então, toda vez que o usuário clica no ícone do "editar" e o arquivo já está aberto em outra máquina, aparece (mas não aparecia) uma janelinha com uma mensagem que diz + ou - assim: “há usuário com o arquivo aberto no modo design, você não tem acesso exclusivo ao banco de dados. Se você continuar a fazer alterações, você não poderá salvá-las." Aí, o usuário clica em “OK” várias vezes até fechar a janela. Então, aparece o formulário como o último registro cadastrado e, a partir daí o usuário trabalha normalmente, ou seja, pode alterar as informações da "ficha" da empresa.
A janelinha com a mensagem não aparece se o usuário apenas consultar o registro ou criar um novo.
Com esta nova informação, alguma ideia do motivo do problema?