Gostaria de sugestões dos colegas para criar um BD em meu trabalho para controlar os chamados técnicos. Só para informação, trabalho como técnico em Informática na prefeitura de minha cidade (Araçatuba/SP).
Tentei pensar em uma maneira de gerenciar as informações, mas não cheguei a um entendimento. A criação do BD não é o mais complicado, mas sim a IDEIA que deve ser desenvolvida para que o BD atenda ao seu propósito.
A situação problema que tenho é mais ou menos a seguinte:
1 - O usuário liga para o técnico reclamando de um problema em algum equipamento. O técnico abre um formulário de chamado com os dados do setor, a pessoa que ligou pedindo assistência, os dados do equipamento e o(s) problema(s) reclamado(s). Em uma caixa de listagem, devem estar informações básicas de todos os equipamentos pertencentes àquele setor (computadores, notebooks, projetores, etc). Ao clicar em um item da caixa de listagem, será aberto um formulário para alterar os dados do equipamento, e cadastrá-lo (com dados bem detalhados, sobre hardware, software, internet, rede, impressoras, etc);
2 - Após cadastrar os equipamentos, se o técnico desejar pode imprimir a ficha com os dados do equipamento, assim como também pode imprimir os dados do chamado, usando botões no próprio formulário chamando relatórios para isso;
3 - Ao terminar o serviço, o técnico abre o sistema e preenche as informações do formulário de chamados, com as soluções encontradas para os problemas e mais detalhes se for necessário. O técnico também altera o status do chamado (Aberto, Em andamento ou Aguardando peças) para Finalizado.
Minha dúvida maior está no modo como deve ser o fluxo de atendimento, pois pensei muito e não sei se cheguei em um modo ideal. Penso que seria assim:
- O técnico abre um chamado (um chamado pode ter mais de um equipamento) ->
- Cadastra equipamentos do setor (caso ainda não estejam cadastrados) ->
- Após terminar o serviço, o técnico preenche o campo da solução encontrada para o problema, altera o status do chamado para "Finalizado" e gera um recibo com os dados do chamado para ser entregue à pessoa do setor que solicitou assistência técnica ->
- De posse das informações, o técnico pode imprimir relatórios dos atendimentos (por setor, por data, por tipo de equipamento, etc).
Se vocês fossem criar um sistema para esta finalidade, como fariam?
Desde já, agradeço a ajuda de vocês!
Abraços,
Claudio
*** Versões dos programas***
Windows 7/8 64 bits
MS Office 2013 64 bits
Última edição por ClaudioTecnico em 18/4/2014, 05:40, editado 6 vez(es)