Ex ;estou cadastrando um novo cliente pelo form ,e numa combo seleciono o cliente que indicou este novo cliente e na tabela eles fiquem interligados ,como eu faria isto ?tem algum exmplo?
[Resolvido]Como exibir ligações entre clientes
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
Como exibir ligações entre clientes
Gostaria de saber como fazer ,para ,ao fazer um cadastramento de um novo cliente ,pelo form ,e em um campo ou uma combo ,eu escolhesse o cliente pelo qual esse novo cliente foi indicado e me mostrasse na tabela ou numa consulta as ligações deste esquema
Ex ;estou cadastrando um novo cliente pelo form ,e numa combo seleciono o cliente que indicou este novo cliente e na tabela eles fiquem interligados ,como eu faria isto ?tem algum exmplo?
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: [Resolvido]Como exibir ligações entre clientes
Ou melhor
Como fazer pra saber ,qt clientes novos vieram através de um cliente ja cadastrado?
Não sei como faria isso ,se criando um campo na minha tabclientes ja existernte ou teria que criar uma nova tabela?
alguem poderia dar uma luz!Teria algum exemplo?
Como fazer pra saber ,qt clientes novos vieram através de um cliente ja cadastrado?
Não sei como faria isso ,se criando um campo na minha tabclientes ja existernte ou teria que criar uma nova tabela?
alguem poderia dar uma luz!Teria algum exemplo?
Convidado- Convidado
- Mensagem nº3
Bom dia Kadhu,
Você poderia criar um novo campo na tabela Clientes (por exemplo IndicadoPor) colocando nesse campo o código do cliente que fez a indicação. Daí para fazer a contagem usaria uma consulta simples.
É uma ideia.
Nivaldo.
Você poderia criar um novo campo na tabela Clientes (por exemplo IndicadoPor) colocando nesse campo o código do cliente que fez a indicação. Daí para fazer a contagem usaria uma consulta simples.
É uma ideia.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
Bom dia !Legal ,Nivaldo !esta noite depois de pensar sobre como fazer isso ,tive uma luz parecida com sua resposta ,aproveitando a idéia,daria para colocar a quantidade de clientes indicados pelo cleinte , dentro da tabela cleintes,se sim ?como contar e alimentar esse campo quantidade dentro da tabela clientes ,?
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº5
Criei um campo na tabclientes,tipo texto ,no modo designe ,na aba pesquisa ,caixa de combinação,origem da linha tabclientes,seria isso?
dai coloquei esse campo no form ,para alimentar a tab,e na consulta :
SELECT tblCliente.[indicado por] AS qt, Count(tblCliente.CódigoCliente) AS ContarDeCódigoCliente
FROM tblCliente
GROUP BY tblCliente.[indicado por];
Seria assim a maneira correta?Nivaldo
Acho que não da para colocar o campo qt dentro da tabclientes né?
dai coloquei esse campo no form ,para alimentar a tab,e na consulta :
SELECT tblCliente.[indicado por] AS qt, Count(tblCliente.CódigoCliente) AS ContarDeCódigoCliente
FROM tblCliente
GROUP BY tblCliente.[indicado por];
Seria assim a maneira correta?Nivaldo
Acho que não da para colocar o campo qt dentro da tabclientes né?
Convidado- Convidado
- Mensagem nº6
Kadhu,
Eu pensei em um campo numérico, onde no formulário, através de uma combo você selecionaria o cliente e alimentaria esse campo com o código do cliente.
Quanto ao campo para mostrar a quantidade de indicações, teria que criar mais um campo e ficar atualizando através de uma consulta atualização.
Nivaldo.
Eu pensei em um campo numérico, onde no formulário, através de uma combo você selecionaria o cliente e alimentaria esse campo com o código do cliente.
Quanto ao campo para mostrar a quantidade de indicações, teria que criar mais um campo e ficar atualizando através de uma consulta atualização.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº7
Nivaldo ,eu não manjo muito ,poderia me explicar ,como seria essa consulta atualização?
Qual a diferença entre a forma que eu falei e um campo numérico,da forma que voce falou,pq alimentar o campo da tabela com o codigo do cliente ?é mais adequado assim?
Qual a diferença entre a forma que eu falei e um campo numérico,da forma que voce falou,pq alimentar o campo da tabela com o codigo do cliente ?é mais adequado assim?
Convidado- Convidado
- Mensagem nº8
Boa noite Kadhu.
Penso que é mais fácil fazer referência a um número (1, 4, 23, 587, ...) do que nomes completos (Jose Maria da Silva, Antonia da silva fulano, ...).
Lembre-se que você vai precisar saber quantas indicações determinado cliente tem. Acho mais fácil filtrar pelo código do que pelo nome.
Quanto à consulta atualização, faz um teste com isso:
UPDATE TabelaClientes SET TabelaClientes.QuantIndicacao = [QuantIndicacao]+1
WHERE (((TAbelaClientes.CodCliente)=[forms]![TeuFormulário]![IndicadoPor]));
Nivaldo.
Penso que é mais fácil fazer referência a um número (1, 4, 23, 587, ...) do que nomes completos (Jose Maria da Silva, Antonia da silva fulano, ...).
Lembre-se que você vai precisar saber quantas indicações determinado cliente tem. Acho mais fácil filtrar pelo código do que pelo nome.
Quanto à consulta atualização, faz um teste com isso:
UPDATE TabelaClientes SET TabelaClientes.QuantIndicacao = [QuantIndicacao]+1
WHERE (((TAbelaClientes.CodCliente)=[forms]![TeuFormulário]![IndicadoPor]));
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº9
Obrigado ,vou seguir seus conselhos!
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº10
na tabCleintes;
o campo indique registra o cod de quem indicou;
o campo indicou registra o nome de quem indicou;
na qry o campo indicou, agrupa por nome
o campo QT, agrupa por cod
A qry que gerou o resultado pretendido é essa abaixo
(qry_indicadopor) agrupa e mostra qt que cada cliente indicou
A sua qry ,não funcionou se puder dar uma olhada?
seria como um dos exemplos acima?
ela retorna a msg [forms]![frmCleinte]![IndicadoPor]));
estou postando o bd,
por favor
se sua sugestão for mais pratica ,avalie por favor ,é que não consegui aplicá-la
o campo indique registra o cod de quem indicou;
o campo indicou registra o nome de quem indicou;
na qry o campo indicou, agrupa por nome
o campo QT, agrupa por cod
A qry que gerou o resultado pretendido é essa abaixo
(qry_indicadopor) agrupa e mostra qt que cada cliente indicou
A sua qry ,não funcionou se puder dar uma olhada?
seria como um dos exemplos acima?
ela retorna a msg [forms]![frmCleinte]![IndicadoPor]));
estou postando o bd,
por favor
se sua sugestão for mais pratica ,avalie por favor ,é que não consegui aplicá-la
Convidado- Convidado
- Mensagem nº11
Bom dia Kadhu.
Na minha opinião, você não precisa ter na tabela Clientes o codigo e o nome de que indicou. O código já é suficiente.
Com referência a consulta, olhe com calma os nomes do campos que constam na instrução que lhe passei. Você só tem que acrescentar os dois campo na sua tabela (IndicadoPor e QuantIndicacao). O restante dos campo você deixa como está na sua tabela.
Abra o formulário FormClientes e navegue pelos registros. Olhe as modificações feitas na tabela e na consulta.
Faça um teste atualizando registros que ainda estejam com o campo IndicadoPor sem dados. Depois execute a consulta.
Nivaldo.
Na minha opinião, você não precisa ter na tabela Clientes o codigo e o nome de que indicou. O código já é suficiente.
Com referência a consulta, olhe com calma os nomes do campos que constam na instrução que lhe passei. Você só tem que acrescentar os dois campo na sua tabela (IndicadoPor e QuantIndicacao). O restante dos campo você deixa como está na sua tabela.
Abra o formulário FormClientes e navegue pelos registros. Olhe as modificações feitas na tabela e na consulta.
Faça um teste atualizando registros que ainda estejam com o campo IndicadoPor sem dados. Depois execute a consulta.
Nivaldo.
Última edição por Nivaldo em 17/10/2013, 13:59, editado 1 vez(es)
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº12
Bom dia ,Nivaldo ,vou verificar !
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº13
Nivaldo pq ao fazer lctos tanto pela tab qt pelo frm,o campo Quant Indicacao de ambos ,não se atualizam?
Desculpe ,mas !Acredito que, para o proposito, este campo (Quant Indicacao)deveria se atualizar automaticamente ao escolher o clienteque indicou,é isso?
Desculpe ,mas !Acredito que, para o proposito, este campo (Quant Indicacao)deveria se atualizar automaticamente ao escolher o clienteque indicou,é isso?
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº14
Testando com o mesmo problema ainda, o campo Quant Indicacao não atualiza
Convidado- Convidado
- Mensagem nº15
Kadhu,
A atualização será feita pela consulta e somente por ela.
Se você fez lançamentos, faz o seguinte teste:
Executa a consulta e no parâmetro solicitado digita o código de cliente que fez a indicação. Você verá que a atualização será feita na tabela.
Essa atualização poderá ser feita diretamente no formulário, más para você entender o processo executa a consulta informando o código do cliente.
Nivaldo.
A atualização será feita pela consulta e somente por ela.
Se você fez lançamentos, faz o seguinte teste:
Executa a consulta e no parâmetro solicitado digita o código de cliente que fez a indicação. Você verá que a atualização será feita na tabela.
Essa atualização poderá ser feita diretamente no formulário, más para você entender o processo executa a consulta informando o código do cliente.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº16
Obrigado farei isso!Consegui visualizar a atualização na tab e no frm ,só não sabia que precisava digitar o cod ,no criterio da consulta .
Mas toda vez que eu fizer um lcto pelo frm, terei que executar a consulta ,com o codigo do cliente,para ver o campo qt atualizado?Porém ,gostaria de ao fazer o preenchimento do campo indicadopor do frm,ja ver o resultado do campo (QT) no momento do lcto,! Obrigado
Mas toda vez que eu fizer um lcto pelo frm, terei que executar a consulta ,com o codigo do cliente,para ver o campo qt atualizado?Porém ,gostaria de ao fazer o preenchimento do campo indicadopor do frm,ja ver o resultado do campo (QT) no momento do lcto,! Obrigado
Convidado- Convidado
- Mensagem nº17
Kadhu,
Como lhe falei, dá para ser feito através do formulário. Solicitei para você executar a consulta para você ver a atualização ser feita na tabela.
Vou preparar um exemplo para ser feito diretamente no formulário.
Nivaldo.
Como lhe falei, dá para ser feito através do formulário. Solicitei para você executar a consulta para você ver a atualização ser feita na tabela.
Vou preparar um exemplo para ser feito diretamente no formulário.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº18
Entendi suas explicações,
Obrigado querido!
Obrigado querido!
Convidado- Convidado
- Mensagem nº19
Kadhu,
Faz uma alteração ou inclusão através do formulário FormClientes e depois clica no botão Atualizar.
Coloquei a atualização do botão más pode ser feita no evento que quiser.
Nivaldo.
Faz uma alteração ou inclusão através do formulário FormClientes e depois clica no botão Atualizar.
Coloquei a atualização do botão más pode ser feita no evento que quiser.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº20
Apareceu o seguinte problema na consulta !,mesmo não fazendo lcto pelo frm e pela tab ,sempre ao executar a consulta,o campo Quantindicação do frm vai somando ,como corrigir ?
Ex: se eu executar a consulta 1,2,3,4 vezes ele vai acrescentando no campo Quantindicação do frm e da tabela ,mesmo não fazendo lcto!Isso é normal na consulta ?
Ex: se eu executar a consulta 1,2,3,4 vezes ele vai acrescentando no campo Quantindicação do frm e da tabela ,mesmo não fazendo lcto!Isso é normal na consulta ?
Convidado- Convidado
- Mensagem nº21
É verdade Kadhu,
Se você for atualizar através do botão vai ter sempre esse problema. Más como disse antes, defina o melhor evento, no formulário ou em qualquer controle para fazer a atualização.
De qualquer forma, logo mais à noite faço a correção da atualização através do botão.
Nivaldo.
Se você for atualizar através do botão vai ter sempre esse problema. Más como disse antes, defina o melhor evento, no formulário ou em qualquer controle para fazer a atualização.
De qualquer forma, logo mais à noite faço a correção da atualização através do botão.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº22
Obrigado ,Vou mudar o evento!
Penso que deveria ser algo assim ,só não sei como aplicar
Private Sub Indicadopor_Click()
If Not IsNull(Me.Indicadopor) Then
Me.QuantIndicacao.Value = (atualiza o campo quantidade na tab e (soma+1) e exibe no campo QuantIndicacao do frm o total de indicação do cliente escolhido na combo Indicadopor do frm)
Penso que deveria ser algo assim ,só não sei como aplicar
Private Sub Indicadopor_Click()
If Not IsNull(Me.Indicadopor) Then
Me.QuantIndicacao.Value = (atualiza o campo quantidade na tab e (soma+1) e exibe no campo QuantIndicacao do frm o total de indicação do cliente escolhido na combo Indicadopor do frm)
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº23
obrigado
Convidado- Convidado
- Mensagem nº24
Boa noite Kadhu,
Desculpe a demora em retornar.
No post nº 3 foi orientado para criar somente um campo (quem indicou), más no post nº 4 você cogitou a idéia de colocar na tabela a quantidade de indicações.
Para o banco não aumentar de volume desnecessariamente, o mais indicado seria fazer a contagem através de consulta (conforme post nº 3).
Se você olhar com calma o formulário FormClientes que eu lhe enviei, você verá que a informação sobre a quantidade de indicações de cada cliente já está no formulário (ao lado do nome tem a quantidade de indicações). Navegue pelos registros e você verá que cada cliente estará com a sua respectiva quantidade de indicações. Nesse caso não seria preciso usar o DContar.
Nivaldo.
Desculpe a demora em retornar.
No post nº 3 foi orientado para criar somente um campo (quem indicou), más no post nº 4 você cogitou a idéia de colocar na tabela a quantidade de indicações.
Para o banco não aumentar de volume desnecessariamente, o mais indicado seria fazer a contagem através de consulta (conforme post nº 3).
Se você olhar com calma o formulário FormClientes que eu lhe enviei, você verá que a informação sobre a quantidade de indicações de cada cliente já está no formulário (ao lado do nome tem a quantidade de indicações). Navegue pelos registros e você verá que cada cliente estará com a sua respectiva quantidade de indicações. Nesse caso não seria preciso usar o DContar.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº25
Boa noite,Nivaldo! magina,descupas eu ! ,mas e está questão?
msg nº20?É só mudar o evento ? como disse ,pensei em colocar na combo!
Nivaldo mudei o cod do botão atualizar para a combo,mas o campo Quantindicação do frm ,não exibe nada !!!
Navegando pelo registro ele mostra ,como voce disse ok;
Mas eu preciso que ele mostre também ,quando estiver cadastrando um novo cliente ao clicar na combo e exiba a quantidade respectiva deste cliente que estiver na combo,ok.
Com voce falou, o campo quantidade é desnecessário na tabela ok ,mas eu precisava do resultado deste campo no frm!
como tirar esse campo da tabela e ter os valores no campo do frm?Seria através de uma consulta?
msg nº20?É só mudar o evento ? como disse ,pensei em colocar na combo!
Nivaldo mudei o cod do botão atualizar para a combo,mas o campo Quantindicação do frm ,não exibe nada !!!
Navegando pelo registro ele mostra ,como voce disse ok;
Mas eu preciso que ele mostre também ,quando estiver cadastrando um novo cliente ao clicar na combo e exiba a quantidade respectiva deste cliente que estiver na combo,ok.
Com voce falou, o campo quantidade é desnecessário na tabela ok ,mas eu precisava do resultado deste campo no frm!
como tirar esse campo da tabela e ter os valores no campo do frm?Seria através de uma consulta?
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº26
UP!
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº27
vou dar por resolvido a questão ,ja a duvida é em relação a um form ,obrigado até aqui Nivaldo!
Convidado- Convidado
- Mensagem nº28
Olá Kachu,
Dá uma olhada no exemplo em anexo.
Veja o evento No Atual do FormClientes.
Navegue novamente pelos registros.
Nivaldo.
Dá uma olhada no exemplo em anexo.
Veja o evento No Atual do FormClientes.
Navegue novamente pelos registros.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº29
Muito obrigado é isso mesmo !Super Nivaldo !
Devo excluir o campo quantindicação da tabela conforme sugerido ?Ou não o que me aconselha ?
Devo excluir o campo quantindicação da tabela conforme sugerido ?Ou não o que me aconselha ?
Convidado- Convidado
- Mensagem nº30
Como Você já tem a informação através da função, não precisa ter a soma/quantidade na tabela.
Más fica a seu critério.
Exagerou no super, más precisando, estamos aí.
Nivaldo.
Más fica a seu critério.
Exagerou no super, más precisando, estamos aí.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº31
Brincadeira Nivaldo!!abraços
Vou excluir o campo como vc aconselhou!
Vou excluir o campo como vc aconselhou!
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº32
Nivaldo ,tentei adaptar ao meu exemplo onde ja existem varios clientes cadastrados e com suas respectivas indicações ! pode me dar uma explicação ?
crei uma consulta seguinte:
onde ele mostra os clientes e suas respectivas qt de indicações
SELECT tblCliente.indicou AS qt, Count(tblCliente.CódigoCliente) AS ContarDeCódigoCliente
FROM tblCliente
GROUP BY tblCliente.indicou;
no frm tem uma combo onde eu escolho o cliente ,qual seria o cod no camo ,para buscar o resultado deste nome e exibir no campo ?
=DContar("[Indicou]";"[tblCliente]";"[Indicou]=Forms!frmCliente!IndicadoPor")
coloquei este cod ,dai ele mostra o valor certo ,mas ao perder o foco o campo mostra #error,dai eu clico no campo mostra o valor ,mas ao perder o foco fica aparecendo no campo #error
crei uma consulta seguinte:
onde ele mostra os clientes e suas respectivas qt de indicações
SELECT tblCliente.indicou AS qt, Count(tblCliente.CódigoCliente) AS ContarDeCódigoCliente
FROM tblCliente
GROUP BY tblCliente.indicou;
no frm tem uma combo onde eu escolho o cliente ,qual seria o cod no camo ,para buscar o resultado deste nome e exibir no campo ?
=DContar("[Indicou]";"[tblCliente]";"[Indicou]=Forms!frmCliente!IndicadoPor")
coloquei este cod ,dai ele mostra o valor certo ,mas ao perder o foco o campo mostra #error,dai eu clico no campo mostra o valor ,mas ao perder o foco fica aparecendo no campo #error
Convidado- Convidado
- Mensagem nº33
Kadhu,
Dá uma olhada no nome dos campo da tua tabela. Tem que ficar os mesmos na expressão do Dcontar.
Por exemplo:
Na sua expressão está assim: =DContar("[Indicou]";"[tblCliente]";"[Indicou]=Forms!frmCliente!IndicadoPor")
Na sua tabela o nome do campo é Indicou e no critério passado na expressão (Forms!frmCliente!IndicadoPor) está como IndicadoPor. Veja no teu formulário qual é o nome do controle que está recebendo o codigo de quem indicou.
Nivaldo.
Dá uma olhada no nome dos campo da tua tabela. Tem que ficar os mesmos na expressão do Dcontar.
Por exemplo:
Na sua expressão está assim: =DContar("[Indicou]";"[tblCliente]";"[Indicou]=Forms!frmCliente!IndicadoPor")
Na sua tabela o nome do campo é Indicou e no critério passado na expressão (Forms!frmCliente!IndicadoPor) está como IndicadoPor. Veja no teu formulário qual é o nome do controle que está recebendo o codigo de quem indicou.
Nivaldo.
kadhu- Super Avançado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº34
Muito obrigado ,Nivaldo o problema aqui deve ser em algum modulo ,vou verificar! ,mas o objetivo principal voce me ajudou a resolver,e está funcionado como eu queria !muito obrigado