MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

Ações conjuntas em Formulário

vileman
    Super Avançado
    Super Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Ações conjuntas em Formulário Empty Ações conjuntas em Formulário

Mensagem  vileman 16/9/2013, 00:28

Olá a todos. Mais uma vez necessito da ajuda de vocês no seguinte:
    * Uso Access 2003

Tabelas: T15_Indicadores + T151_Compras
    (Relacionamento um-para-vários)
    Formulário: F15_Indicadores + F151_Compras
    Campo mestre: CodIndicador – Campo filho: IDIndicador

Funciona assim:
    1) Cada Indicador cadastrado convida pessoas para participar de um sistema de vendas. Então após fazer o cadastro desse convidado, o sistema fica aguardando o pagamento do mesmo para gerar uma comissão a ser paga ao Indicador em questão. No cadastro do Indicador tem o campo ‘LimiteNivelMaster’ (tipo número) que tem o valor como exemplo de 10 (como se fosse 10 créditos. Esse número pode variar) e o campo ‘LimiteLiberacao’ (tipo número), então a cada vez que um dos Convidados do Indicador faz o pagamento da Adesão no campo ‘DTPgAdesao’ (tipo Data) no evento “após atualizar” preciso que atualize o campo ‘LimiteLiberacao’ diminuindo do valor contido no campo ‘LimiteNivelMaster’ até o limite contido no campo ‘LimiteLiberacao’, e caso ultrapasse esse valor seja emitida uma mensagem no registro onde ocorra esse excedente: “Atenção! Limite de XX Créditos EXCEDIDO. Avisar ao Indicador!”, caso contrário informar a mensagem: “Registo atualizado com Sucesso no Cadastro do INDICADOR. A liberação foi feita Automaticamente !".

2) Também existe o campo ‘TipoPagamento’ (tipo texto) onde existem 3 opções: “1: Pendente/Aguarda – 2: Pagtº Liberado – 3: Pagtº Bloqueado”. O valor padrão é 1 (Pendente/Aguarda). Então também ainda no evento “após atualizar” do campo ‘DTPgAdesao’ quando o convidado fizer o pagamento, preciso que atualize o campo ‘TipoPagamento’ para o código 2 (Pagtº Liberado) até o limite contido no campo ‘LimiteLiberacoes’ que vai diminuindo conforme já dito acima. Caso exceda o número do Limite citado no campo ‘LimiteLiberacao’, emite a mensagem já citada anteriormente, e atualiza o campo ‘TipoPagamento’ para o código 3 (Pagtº Bloqueado).

3) Quando o convidado/indicador fizer uma nova compra através do subformulário ‘F151_Compras’ vinculado ao Formulário ‘F15_Indicadores’ (Ver relacionamento no início do tópico) no campo ‘DataCompra’ (Tabela: T151_Compras) no evento “após atualizar” que seja atualizado o Campo ‘LimiteLiberacao’ da Tabela ‘T15_Indicadores’ no Formulário ‘F15_Indicadores’ da seguinte forma: Soma mais 10 créditos (exemplo) à quantidade existente nesse campo, se for 05 com mais 10 passa a ser 15, e continua a mesma rotina acima; se for 0, passa a ser 10 e atualiza o campo ‘TipoPagamento’ de 3 (Pagtº Bloqueado) para 2 (Pagtº Liberado), caso tenha algum código nessa situação, e dentro da quantidade já atualizada, nesse exemplo de 15, então se existiam 12 com o código 3 (Pagtº Bloqueado), esses 12 ficam com o código 2 (Pagtº Liberado), e o campo ‘LimiteLiberacao’ fica atualizado com 03 créditos a favor do Indicador, e assim por diante.

4) Também existe o campo ‘PontosAcumulados’ (tipo número) que preciso que funcione assim: a cada pagamento feito no campo ‘DTPgAdesao’ por um convidado, esse campo soma mais 1 no cadastro do Indicador Master, independente se o pagamento está como Liberado ou Bloqueado, conforme rotina dos itens acima.
    Importante: Informo que quando o convidado faz o 1º pagamento automaticamente ele torna-se um Indicador e fica atrelado a um Indicador Master que foi quem o convidou e pode convidar outras pessoas e fica sendo o Indicador Master desses seus convidados, então o cadastro é único para ambos (Indicador e Convidado), ou seja, na mesma Tabela ‘T15_Indicadores’ e Formulário ‘F15_Indicadores’ é feita toda a rotina acima, isto é, não existe uma tabela com relacionamento de um-para-vários, isto é, não tem um Indicador com vários Convidados, tentei fazer dessa forma, mas ficou mais complicado, e dessa forma como ficou satisfatória para o que eu pretendia; pois cada convidado ao tornar-se Indicador tem um Indicador Master no seu cadastro. Espero tenham entendido as questões acima. Fiz algumas buscas nesse site e fiz o seguinte com relação ao item 1:

Private Sub DTPgAdesao_AfterUpdate()
    On Error GoTo Err_DTPgAdesao_Click
    Me!Status = "2" 'Ativo: Adesão paga
    Me!DTValidade = DTPgAdesao + 365 'Conta 01 ano de validade
    Me!DTLimitePg = DTPgAdesao + 30 'Pagto com 30 dias de limite ao Master, após pagamento do Convidado

If TipoAdesao = 3 Then 'CONVIDADO
    Me!TipoAdesao = 4 'PASSA A SER INDICADOR
    Beep
    MsgBox "O CONVIDADO tornou-se INDICADOR e ficou Ativo no Sistema!!", vbCritical, "Sistema informa"
    End If

If IDProduto = 1 Then
    ValCom = ValNivel1 * ComMasterA / 100 'Paga Comissão ao Master
    Exit Sub
    End If

Me.LimiteLiberacao.Requery
    Me.TipoPagamento.SetFocus

Teste 1: 'CurrentDb.Execute "UPDATE T15_Indicadores set [T15_Indicadores].[LimiteLiberacao] =" & Me![LimiteLiberacao] - 1 & ", WHERE Codigo = " & Me.CodIndicador & ";"

Teste 2: 'CurrentDb.Execute "UPDATE T15_Indicadores SET LimiteLiberacao= -1 WHERE Codigo=" & CodIndicador

Teste 3: ‘CurrentDb.Execute "UPDATE T15_Indicadores SET [T15_Indicadores].[LimiteLiberacao] =" - 1 'Comando SQL da Consulta de Atualização do Teste 4 abaixo:

PS: além dos comandos acima testados individualmente com cada um por vez, que não funcionaram, não emitindo nenhuma mensagem de erro, mas também não atualizando o campo pretendido, usei uma Macro (Teste 4) executando uma Consulta de atualização (comando abaixo) que funciona, mas atualiza todos os registros do campo ‘LimiteLiberacoes’ da Tabela ‘T15_Indicadores’ , ou seja, não serve pois preciso apenas atualizar o registro atual no campo pretendido, conforme item 1 acima.

Teste 4: 'DoCmd.RunMacro "M01_Diversas.LiberaPagto" 'Libera Pagto ao Master após pagamento do Convidado

MsgBox "Registo atualizado com Sucesso no Cadastro do INDICADOR." & vbCr & "A liberação foi feita automaticamente !", vbInformation

Exit_DTPgAdesao_Click:
    Exit Sub
    Err_DTPgAdesao_Click:
    Resume Exit_DTPgAdesao_Click
    End Sub

Com relação aos itens 2, 3 e 4 estou tentando fazer, mas também encontro dificuldades, pois até então não havia feito nada parecido, porisso recorro aos senhores mais uma vez, agradecendo de antemão a atenção e ajuda.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

Ações conjuntas em Formulário Empty Re: Ações conjuntas em Formulário

Mensagem  JPaulo 16/9/2013, 10:15

Ola bom dia !

Puxa tive uma boa meia hora a desenrolar o que escreveu....Laughing 

Diga-me uma coisa;
    O campo LimiteLiberacao é checkbox (Sim/Não) ?

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Ou ainda: Aqui (Novo)

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

Ações conjuntas em Formulário Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    Ações conjuntas em Formulário Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    Ações conjuntas em Formulário Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    vileman
    Super Avançado
    Super Avançado

Ações conjuntas em Formulário Empty Acões conjuntas em Formulário

Mensagem  vileman 16/9/2013, 15:46

Olá, bom dia, JPaulo.

É realmente acho que ficou muita coisa para entender, até eu acho que devo ter esquecido algo, mas vejo isso depois.

Quanto a sua pergunta a resposta é que o campo 'LimiteLiberacao' não é checkbox (sim/não), pois o mesmo é alimentado a partir de outro campo: 'IDNivel' no evento "Após atualizar" com a linha de comando: "Me!LimiteLiberacao = IDNivel.Column(7)".

Outro detalhe com relação aos itens 1 e 2:
    Quando o campo 'LimiteLiberacao' chegar a zero, usando como exemplo o limite no campo 'LimiteNivelMaster' igual a 10, e houver outros pagamentos de outros convidados, o campo 'TipoPagamento' continua sendo atualizado para 3 (Pagtº Bloqueado), conforme já dito. A questão é para lembrar que sempre que o campo 'LimiteLiberacao' for igual a zero, mas em havendo pagamento dos convidados além do número do limite permitido, isto é, em excesso, o pagamento fica bloqueado, até haver uma nova compra por parte do convidado do Indicador, ou seja, fica como que acumulando os valores a serem pagos até a condição já mencionada. Espero tenha entendido também esse detalhe que esqueci de mencionar ontem.

vileman
    Super Avançado
    Super Avançado

Ações conjuntas em Formulário Empty Ações conjuntas em Formulário

Mensagem  vileman 23/9/2013, 20:13

Estou usando o Up

Obrigado.
    vileman
    Super Avançado
    Super Avançado