MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

[Resolvido]conexao com banco tabelas vinculadas

Convidado
    Convidado

[Resolvido]conexao com banco tabelas vinculadas Empty conexao com banco tabelas vinculadas

Mensagem  Convidado 5/1/2013, 17:53

Boa tarde a todos !

Tenho uma aplicacao onde fiz a divisao do banco atraves do assistente separando as tabelas em BackEnd e p restante no frontend.

Mas agora todo vez que preciso atualizar o frontend tenho que fazer o inverso mas manualmente ou seja copio as tabelas do BackEnd e colo no front end e depois divido o banco novamente.imagino que essa nao é a maneira correta.
    Alguem teria uma sugestao ?

Outra coisa ..tanto o FrontEnd quanto o BackEnd ficao em uma drive de rede onde todo acessa copiando um atalho do FrontEnd para a area de trabalho ...mas eu gostaria de mudar a conexao com o banco para que o usuário possa ter o arquivo frontend no seu próprio PC e só conectar ao banco na rede quando necessário (Imagino que é o mais correto)

Eu me conecto ao banco da seguinte forma...

Código:
    Public Banco As Database
    Function Conecta()
        Set Banco = DBEngine.Workspaces(0).OpenDatabase(CurrentProject.Path & "\Meu_Banco_be.accdb", False, False, "Ms Access;PWD=***")
    End Function

O frontend e backend ficam no mesmo diretorio entao por isso o "CurrentProject.Path &" eu pensei em mudar o CurrentProject.Path pelo caminho completo do banco para o usuario ter o prorio arquivo frontend no seu PC.

É Possivel colocar o caminho do banco em uma variavel publica e na conexao ao ives de passar C:\....arquivo.mdb ceu coloco a variavel com o caminho ?
    Essa é a forma mais correta alguem poderia me dar uma sugestao do que fazer ?

Obrigado pela atencao !

Desculpe se a pergunta é grande demais mas é uma duvida antiga !
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]conexao com banco tabelas vinculadas Empty Re: [Resolvido]conexao com banco tabelas vinculadas

Mensagem  criquio 5/1/2013, 18:21

Acredito que seja só passar o caminho completo mesmo.

.................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

Convidado
    Convidado

[Resolvido]conexao com banco tabelas vinculadas Empty Re: [Resolvido]conexao com banco tabelas vinculadas

Mensagem  Convidado 5/1/2013, 21:00

Obrigado Criquio!

Fiz dessa forma mesmo e deu certo!
    ao invés de CurrentProject.Path passei o caminho completo do banco.

Quanto as tabelas vinculadas alguma sugestao ?
    por exemplo depois de dividir o banco em front e back caso eu deseje adicionar mais uma tabelas ou ate mesmo atualizar o front existe uma maneira mais simples de fazer do que ter que fazer manualmente como estou fazendo ?

Obrigado !
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  criquio 5/1/2013, 21:03

Pesquise no Repositório de códigos VBA que tem funções para revinculação automática.

.................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 6/1/2013, 01:30

Obrigado Por responder !

Pesquisando aqui no fórum sobre o assunto fiquei meio confuso quanto ao "Tabelas vinculadas "

Eu vi bastante o termo "Desvinculo" e "Desacoplado" mas não estou seguro se sei o que significa realmente esse dois termos.
    Como cita o colega Dilson no topico abaixo
    http://maximoaccess.forumeiros.com/t5801-jornada-em-desvinculos-carregamento-de-listbox

Vi também algumas pessoas comentarem de que tabelas vinculadas "travam" a aplicação e que a melhor forma era trabalhar com VBA (Fiquei confuso quanto a isso também)

mas o que me deixou mais curioso foi esse topico.
    http://maximoaccess.forumeiros.com/t10754-melhorar-o-desempenho-das-tabelas-vinculadas?highlight=vincular+tabelas

Para carregar um controle Combobox por exemplo eu uso um método que aprendi com um exemplo do Criquio e em alguns forms eu chego a carregar 5 controle ou seja abre e fechar conexão 5 vezes (isso tem algum problema?? tem perda peformance na aplicação ?)

Exemplo do Criquio
    http://dl.dropbox.com/u/5454503/DesvinculoEmCombos.zip

Quanto a forma de vincular /desvincular as tabelas vias vba ainda nao conseguir encontrar.

Obrigado pela atenção de todos.
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 8/1/2013, 00:33

Alguém tem alguma sugestão ou um comentário sobre o assunto ?
    Algum exemplo de vincular e desvincular tabelas via VBA ?
    Obrigado !
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

Mensagem  Avelino Sampaio 8/1/2013, 09:42

Olá!

"Mas agora todo vez que preciso atualizar o frontend tenho que fazer o inverso mas manualmente ou seja copio as tabelas do BackEnd e colo no front end e depois divido o banco novamente.imagino que essa nao é a maneira correta.

Não há necessidade de juntar e dividir. Para vincular uma nova tabela ou vincular todas as tabelas, use o seguinte procedimento:

Clique na GUIA "dados externos" da ribbon > No grupo "Importar" da ribbon, clique no botão "Access" > Selecione a opção "Vincular a fonte de dados criando uma tabela vinculada" > clique no botão procurar > procure pelo Back-end > ao abrir o back-end, selecione as tabelas que deseja vincular > clique no OK para vincular

Alguem teria uma sugestao ?

Outra coisa ..tanto o FrontEnd quanto o BackEnd ficao em uma drive de rede onde todo acessa copiando um atalho do FrontEnd para a area de trabalho ...mas eu gostaria de mudar a conexao com o banco para que o usuário possa ter o arquivo frontend no seu próprio PC e só conectar ao banco na rede quando necessário (Imagino que é o mais correto)

Sim, melhora o desempenho e diminui o risco de danificar o front-end. Com um único front-end irá parar a empresa inteira, caso se danifique.

Eu me conecto ao banco da seguinte forma...

O frontend e backend ficam no mesmo diretorio entao por isso o "CurrentProject.Path &" eu pensei em mudar o CurrentProject.Path pelo caminho completo do banco para o usuario ter o prorio arquivo frontend no seu PC.

É Possivel colocar o caminho do banco em uma variavel publica e na conexao ao ives de passar C:\....arquivo.mdb ceu coloco a variavel com o caminho ?
    Essa é a forma mais correta alguem poderia me dar uma sugestao do que fazer ?

tem o aplicativo Maestro que vc pode baixar do meu site. Nele usei uma tabela "tblCaminhoBe" para armazenar o caminho da rede.

baixe no link abaixo

http://www.usandoaccess.com.br/download.asp

Este aplicativo tem um sistema de vinculação automatizado e com segurança incluida. Veja mais neste link

http://www.usandoaccess.com.br/dicas/dica34.asp?id=1#inicio

Obrigado pela atencao !

Desculpe se a pergunta é grande demais mas é uma duvida antiga !

Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 8/1/2013, 21:27

Muito Obrigado Avelino excelente sua explicacao!

Quanto ao Maestro ja baixei algum tempo atras e ja apliquei bastante coisa no meu projeto tirando o Maestro.

Vou dar uma estudada sistema de vinculação automatizado!

Obrigado !

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 23/11/2024, 14:16