Tô tentando fazer um banco de dados para controle de estoque de alimentos, não tem vendas, só entrada e saida(com data) e valor do estoque, só que eu nao sei como fazer para que o estoque seja atualizado automaticamente. Li vários tutoriais mais nenhum é bem claro em relação a isto. Se fosse possivel que alguem me passasse passo a passo.
peguei essa dica que achei interessante criar duas tabelas um de cadastro de produtos e outra de movimentos
produtos:
IDPRODUTO (Autonumeracao, chave primária)
NOME PRODUTO Texto (tam 50)
UNIDPRODUTO texto (tam 4)
UNITARIOPRODUTO numero simples
ESTOQUEMINIMO numero inteiro longo
SALDO numero inteiro longo
movimentos
IDMOVIMENTO autonumeração chave primária
IDPRODUTO numero inteiro longo (relacionamento um-para-muitos com o mesmo campo da tabela produtos)
TIPOMOVIMENTO texto (tam 1), sendo "E" para entrada e "S" para saída
DATAMOVIMENTO data abreviada
QUANTIDADEMOVIMENTO numero inteiro longo
VALORMOVIMENTO numero simples
Até ai eu entendo, mas em qual campo na propriedade do campo TipoMovimento da tabela Movimentos coloco a opção “E” para entrada e “S” para saída.
quem postou diz que para atualizar o saldo do estoque automaticamente basta:
a) recuperar antes do valor do campo "saldo" na tabela "produtos", conforme o campo "Idproduto" do produto selecionado para movimentar;
b) se for saída subtrair do saldo a quantidade do movimento e se for entrada somar;
c)atualizar o valor do campo "saldo" na tabela "produtos" com o valor do saldo.
Tô enrolado e tentei várias vezes e nao consegui atualizar atomaticamente, alguém me ajuda!
peguei essa dica que achei interessante criar duas tabelas um de cadastro de produtos e outra de movimentos
produtos:
IDPRODUTO (Autonumeracao, chave primária)
NOME PRODUTO Texto (tam 50)
UNIDPRODUTO texto (tam 4)
UNITARIOPRODUTO numero simples
ESTOQUEMINIMO numero inteiro longo
SALDO numero inteiro longo
movimentos
IDMOVIMENTO autonumeração chave primária
IDPRODUTO numero inteiro longo (relacionamento um-para-muitos com o mesmo campo da tabela produtos)
TIPOMOVIMENTO texto (tam 1), sendo "E" para entrada e "S" para saída
DATAMOVIMENTO data abreviada
QUANTIDADEMOVIMENTO numero inteiro longo
VALORMOVIMENTO numero simples
Até ai eu entendo, mas em qual campo na propriedade do campo TipoMovimento da tabela Movimentos coloco a opção “E” para entrada e “S” para saída.
quem postou diz que para atualizar o saldo do estoque automaticamente basta:
a) recuperar antes do valor do campo "saldo" na tabela "produtos", conforme o campo "Idproduto" do produto selecionado para movimentar;
b) se for saída subtrair do saldo a quantidade do movimento e se for entrada somar;
c)atualizar o valor do campo "saldo" na tabela "produtos" com o valor do saldo.
Tô enrolado e tentei várias vezes e nao consegui atualizar atomaticamente, alguém me ajuda!